MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Estiagem causa redução na safra de melancia do Rio Grande do Sul

 

Emater estima uma produção de 320 mil toneladas no estado.
Falta de chuva causou o amadurecimento precoce da fruta.

Do Globo Rural
A estiagem prejudicou a safra de melancia no Rio Grande Sul. Nesta safra, a falta de chuva causou o amadurecimento precoce da fruta e o tamanho está longe do ideal. De acordo com a Emater, os frutos estão uma média de 15% menores, variando de oito a quilos. Há também redução do número de frutas por planta.
A falta de chuva comprometeu metade da produção da propriedade do agricultor Moacir da Rosa, do município de Rio Pardo, que cultiva melancia há 28 anos. "No ano passado a gente chegou a conseguir 30 toneladas por hectare. Esse ano, a gente investiu em melhor semente e em melhor adubação para chegar em 45 toneladas por hectare. Mas eu acho que a gente não vai chegar a 25 toneladas por hectare", avalia.
O trabalho de manejo e aplicação de adubo, fungicida e inseticida, realizado a cada 10 dias estão interrompido em decorrência da falta de umidade. Os produtos estão estocados à espera de chuva. Este ano, a colheita, que normalmente vai até março, deve terminar no final de janeiro.
Foram plantados  No Rio Grande do Sul 14 mil hectares com melancia e a estimativa da Emater é de que sejam produzidas 320 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário