Xamã, Budismo, Hinduísmo, Catolicismo e Candomblé são cultuados por ela.
Na Bahia, 'banho de folha' é o ritual mais popular. Aprenda como preparar.
ano (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
Filha caçula de uma família de onze irmãos, ela relata que sua formação religiosa é proveniente do catolicismo, entretanto a sua fé e ausência de preconceitos a motivaram pela busca espiritual em religiões como a Xamã, Budismo, Hinduísmo, Candomblé entre outras que ela costuma cultuar.
Ela inicia seus preparativos na manhã do dia 31 de dezembro com um banho de mar, ou a depender das condições climáticas, prepara um banho de descarrego com folhas de arruda e alfazema. Neste ano, está reverenciando Oxum, orixá que regeu 2011, com uma oferenda que será levada até o Dique do Tororó, em Salvador.
Ainda no dia da virada, defuma a casa em um ritual indiano que ocorre sob o som de mantras da Índia. Momento que segundo ela, é utilizado para conter as energias do negativo. “Eu defumo a casa, mas não é para espantar o negativo e sim aplacar. Porque o negativo também é força. O ideal é fazer com que ele some a nossa vida. Afinal todo mundo é luz e sombra” relata.
Próximo ao horário de ir para a festa que celebra o ano novo, a advogada realiza mais um de seus rituais, e prepara um banho regado com as energias do próximo ano e que deve ser tomado logo após o banho normal.
Depois do procedimento, Olívia retira o dinheiro do calçado e guarda na bolsa, mas a mesma cédula deverá ser depositada em uma cornocópia, um tipo de chifre animal, e este ritual ela afirma ser proveniente da bruxaria. “Dentro da cornocópia tem dois cristais, moedas de mesmo valor e três pauzinhos de canela, porque a canela traz uma prosperidade financeira. Também coloco três folhas de louro. Esse ritual vem antes da idade de cristo, é bruxaria. E após um ano dentro da cornocópia, eu me desfaço desse dinheiro, passo adiante. Porque a energia do dinheiro é cíclica e é importante que você compartilhe”.
Ela aproveita para destacar que evita comer alimentos como frango e caranguejo, pois os mesmos andam para trás. Entretanto, não abre mão da sopa de lentilha que ela consome antes da virada e não deixa de fazer seus pedidos para o próximo ano.
Quando questionada sobre os motivos que a levam a realizar esse grande número de rituais, ela afirma não ter uma resposta pronta, mas acredita que eles impulsionam a vida do ser humano e afirma que não se trata de superstição. “O ritual é primitivo e nasceu junto com o ser humano, não se trata de superstição ou simpatia. Os meus rituais sempre visam uma evolução universal. Eu tomo meus banhos para ficar com o meu campo áureo tão elevado o bastante para que as minhas preces cheguem a Deus. Não é pra mim, esse tempo de ser pra mim já é passado. Estou sempre pensando no coletivo”.
Folhas “abrem caminho” para o ano novo
O vendedor Nilton Nascimento trabalha há 30 anos com o comércio de folhas que são utilizadas para o preparo do banho de descarrego ou limpeza.
Há mais de dez anos ele possui uma barraca na feira da Sete Portas, em Salvador, e comercializa defumadores, banhos preparados e mais de 500 tipos de folhas que são utilizadas para diversas finalidades, entre elas, o banho cheiroso.
Ele aproveita para destacar que muitas vezes o cliente chega à sua banca, conta os seus problemas, e ele indica um banho ou algum procedimento que possa amenizar a dor física ou espiritual daquela pessoa.
Mesmo com a constante procura pelas ervas naturais, durante o final de ano o movimento fica bastante intenso na feira devido a curiosidade que as pessoas têm sobre a utilização desse tipo de tratamento natural. Sobre isso, o vendedor José Roberto, que também possui uma barraca de folhas na mesma feira afirma que o folclore existente sobre o poder das folhas impulsiona as vendas.
“A pessoa tem uma curiosidade e quer comprovar se as folhas funcionam. Aí, elas vêm aqui na barraca para comprar e eu sempre deixo muito claro que se não tiver fé, não funciona” relata.
Ele ainda aproveita para ressaltar que apesar de ser adepto do Candomblé, a utilização das folhas no preparo de banhos que visam à limpeza espiritual é utilizada por pessoas de várias religiões que frequentam a sua banca. “Isso aqui não tem nada a ver com Candomblé, os meus fregueses vêm aqui em busca de uma limpeza, algo que ajude a se preparar para o ano que está chegando. O poderoso mesmo é Deus e se não tiver o aval dele não funciona” comenta o vendedor.
lado (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
A pedido do G1, o vendedor Nilton Nascimento explicou o passo a passo para fazer um banho cheiroso, utilizado para atrair boas vibrações para o próximo ano.
Ingredientes
Folhas cheirosas (Macaçá, Manjeiricão, Palmo da Rainha, Folha da Costa, Folha de Alfazema)
Cerca de 2 litros de água
Modo de preparo
Coloque a água em um balde junto com as folhas. Em seguida comece a esfregar as folhas com as mãos dentro do balde até retirar todo o sumo das folhas. Logo após, utlize uma peneira para coar o banho e está pronto para ser utilizado. O banho deve ser tomado da cabeça aos pés e deixar a pele absorver o banho. Não pode se enxugar.
Recomendação
O banho não deve ser tomado às 6h da manhã e nem às 00h. Após o banho, é necessário permanecer 24h sem ingerir bebiba alcoólica e não manter relação sexual pelo mesmo período de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário