MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Advogada baiana realiza rituais de diversas religiões no último dia do ano

 

Xamã, Budismo, Hinduísmo, Catolicismo e Candomblé são cultuados por ela.
Na Bahia, 'banho de folha' é o ritual mais popular. Aprenda como preparar.

Ingrid Maria Machado e Jairo Gonçalves Do G1 BA
olivia libório (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)Advogada realiza diversos rituais no último dia do
ano (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
A advogada baiana Olívia Libório sempre realiza vários rituais para comemorar a virada de ano novo, e durante esse processo busca o seu equilíbrio espiritual utilizando elementos de diversas religiões.

Filha caçula de uma família de onze irmãos, ela relata que sua formação religiosa é proveniente do catolicismo, entretanto a sua fé e ausência de preconceitos a motivaram pela busca espiritual em religiões como a Xamã, Budismo, Hinduísmo, Candomblé entre outras que ela costuma cultuar.

Ela inicia seus preparativos na manhã do dia 31 de dezembro com um banho de mar, ou a depender das condições climáticas, prepara um banho de descarrego com folhas de arruda e alfazema. Neste ano, está reverenciando Oxum, orixá que regeu 2011, com uma oferenda que será levada até o Dique do Tororó, em Salvador.
Ainda no dia da virada, defuma a casa em um ritual indiano que ocorre sob o som de mantras da Índia. Momento que segundo ela, é utilizado para conter as energias do negativo. “Eu defumo a casa, mas não é para espantar o negativo e sim aplacar. Porque o negativo também é força. O ideal é fazer com que ele some a nossa vida. Afinal todo mundo é luz e sombra” relata.

Próximo ao horário de ir para a festa que celebra o ano novo, a advogada realiza mais um de seus rituais, e prepara um banho regado com as energias do próximo ano e que deve ser tomado logo após o banho normal.

materia virada (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)Na feira da Sete Portas, em Salvador, procura por folhas cresce na época do 'pré-réveillon'. (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
“Eu escolho o banho pré-réveillon de acordo com a energia do ano que está por vir. Em seguida vou me maquiar, fazer outras coisas”. Antes de sair de casa, ela põe uma cédula de dinheiro na sola do pé direito, feito isto, vai para a festa que dará boas vindas a mais um ano. “Nesse momento já entra uma informação chinesa, porque no Oriente tudo vem dos pés. Então, eu ponho a nota de dinheiro no pé direito, pode ser qualquer valor, o que importa é a vibração da energia monetária. Na hora da virada eu dou três pulinhos no pé direito. Nessa hora não venha me abraçar, beijar porque eu estou dando meus pulos no meu dinheiro” comenta.

Depois do procedimento, Olívia retira o dinheiro do calçado e guarda na bolsa, mas a mesma cédula deverá ser depositada em uma cornocópia, um tipo de chifre animal, e este ritual ela afirma ser proveniente da bruxaria. “Dentro da cornocópia tem dois cristais, moedas de mesmo valor e três pauzinhos de canela, porque a canela traz uma prosperidade financeira. Também coloco três folhas de louro. Esse ritual vem antes da idade de cristo, é bruxaria. E após um ano dentro da cornocópia, eu me desfaço desse dinheiro, passo adiante. Porque a energia do dinheiro é cíclica e é importante que você compartilhe”.

Eu tomo meus banhos para ficar com o meu campo áureo elevado o bastante para que as minhas preces cheguem a Deus. Não é pra mim, esse tempo de ser pra mim já é passado. Estou sempre pensando no coletivo"
Olívia Libório
Ela aproveita para destacar que evita comer alimentos como frango e caranguejo, pois os mesmos andam para trás. Entretanto, não abre mão da sopa de lentilha que ela consome antes da virada e não deixa de fazer seus pedidos para o próximo ano.

Quando questionada sobre os motivos que a levam a realizar esse grande número de rituais, ela afirma não ter uma resposta pronta, mas acredita que eles impulsionam a vida do ser humano e afirma que não se trata de superstição. “O ritual é primitivo e nasceu junto com o ser humano, não se trata de superstição ou simpatia. Os meus rituais sempre visam uma evolução universal. Eu tomo meus banhos para ficar com o meu campo áureo tão elevado o bastante para que as minhas preces cheguem a Deus. Não é pra mim, esse tempo de ser pra mim já é passado. Estou sempre pensando no coletivo”.
Folhas “abrem caminho” para o ano novo

O vendedor Nilton Nascimento trabalha há 30 anos com o comércio de folhas que são utilizadas para o preparo do banho de descarrego ou limpeza.

A pessoa tem uma curiosidade e quer comprovar se as folhas funcionam. Aí, elas vêm aqui na barraca para comprar e eu sempre deixo muito claro que se não tiver fé, não funciona"
José Roberto
Há mais de dez anos ele possui uma barraca na feira da Sete Portas, em Salvador, e comercializa defumadores, banhos preparados e mais de 500 tipos de folhas que são utilizadas para diversas finalidades, entre elas, o banho cheiroso.

Ele aproveita para destacar que muitas vezes o cliente chega à sua banca, conta os seus problemas, e ele indica um banho ou algum procedimento que possa amenizar a dor física ou espiritual daquela pessoa.
Mesmo com a constante procura pelas ervas naturais, durante o final de ano o movimento fica bastante intenso na feira devido a curiosidade que as pessoas têm sobre a utilização desse tipo de tratamento natural. Sobre isso, o vendedor José Roberto, que também possui uma barraca de folhas na mesma feira afirma que o folclore existente sobre o poder das folhas impulsiona as vendas.

“A pessoa tem uma curiosidade e quer comprovar se as folhas funcionam. Aí, elas vêm aqui na barraca para comprar e eu sempre deixo muito claro que se não tiver fé, não funciona” relata.

Ele ainda aproveita para ressaltar que apesar de ser adepto do Candomblé, a utilização das folhas no preparo de banhos que visam à limpeza espiritual é utilizada por pessoas de várias religiões que frequentam a sua banca. “Isso aqui não tem nada a ver com Candomblé, os meus fregueses vêm aqui em busca de uma limpeza, algo que ajude a se preparar para o ano que está chegando. O poderoso mesmo é Deus e se não tiver o aval dele não funciona” comenta o vendedor.

Nilton Nascimento (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)Nilton Nascimento ensina preparar banho. Veja ao
lado (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
Saiba como preparar um banho de folhas
A pedido do G1, o vendedor Nilton Nascimento explicou o passo a passo para fazer um banho cheiroso, utilizado para atrair boas vibrações para o próximo ano.
Ingredientes

Folhas cheirosas (Macaçá, Manjeiricão, Palmo da Rainha, Folha da Costa, Folha de Alfazema)
Cerca de 2 litros de água
Modo de preparo
Coloque a água em um balde junto com as folhas. Em seguida comece a esfregar as folhas com as mãos dentro do balde até retirar todo o sumo das folhas. Logo após, utlize uma peneira para coar o banho e está pronto para ser utilizado. O banho deve ser tomado da cabeça aos pés e deixar a pele absorver o banho. Não pode se enxugar.
Recomendação
O banho não deve ser tomado às 6h da manhã e nem às 00h. Após o banho, é necessário permanecer 24h sem ingerir bebiba alcoólica e não manter relação sexual pelo mesmo período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário