MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de dezembro de 2011

Colônia japonesa em Itapetininga, SP, faz tradicional bolinho de arroz



 

Cultura oriental tem sopa com trigo especial para esta época.
Tradição ensina que espalhar bolinho pela casa traz boa sorte.

Do G1 Itapetininga e Região
Todo mundo conhece o Ano Novo como um evento em que as pessoas vestem branco, bebem champanhe, comem carne assada e fazem planos para o futuro. Mas como é a comemoração de Ano Novo em uma cultura diferente?
Em Itapetininga, interior de São Paulo, a tradição da colônia japonesa tem costumes próprios para esta época. “No Japão o Ano Novo também é celebrado no dia 31 dezembro e é a maior festa de fim de ano, já que o Natal não é tão forte por ser uma festa cristã e o país ter maioria budista”, explica a dona de casa Mityo Hoshino, membro da associação Kaikan, que reúne os descendentes de japoneses da cidade.
Se no dia 31 a tradição brasileira é comer peru e leitoa, os japoneses não fogem do milenar macarrão. “Temos um macarrão feito com trigo sarraceno que é chamado de soba (pronuncia-se “sobá”) que significa ‘junto’ e simboliza esta união dos familiares nesta época e durante todo o ano”.
O dia 1º de janeiro também tem um prato próprio, o moti (pronuncia-se “motí”), que é uma espécie de bolinho de arroz. Na última sexta-feira (30) cerca de 50 descendentes de japoneses da associação Kaikan se reuniram para preparar o moti, que é feito com um tipo de arroz cozido no vapor, socado no pilão e tostado na chapa. Mais de 220 quilos da iguaria foram preparados na ocasião.
O tradicional bolinho também guarda uma superstição. “Muitos japoneses colocam um bolinho em cada canto da casa para atrair proteção e boa sorte o ano todo” revela Mityo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário