MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de dezembro de 2011

Álcool é a bebida mais perigosa do verão, diz nutricionista

 

Karin Honorato fala sobre cuidados com a alimentação durante o verão.
Ela enumera alimentos benéficos e outros que podem fazer mal.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (31) sobre cuidados com a alimentação durante o verão. Segundo Karin, o verão é uma época que as pessoas transpiram muito devido ao calor, e isso faz com que o nosso organismo perca mais líquido e a reposição é fundamental. A nutricionista recomenda itens que devem ter o consumo reforçado e outros que precisam ser evitados nesta estação. De acordo com ela, água natural, mineral, de coco e sucos naturais são as melhores opções para hidratação, já o álcool é “a bebida mais perigosa do verão”.
“O álcool desidrata o organismo. O hormônio vasopressina que existe como um antidiurético ajuda a reabsorver uma parte da urina e com isso conseguimos manter o corpo hidratado. Quando tem álcool na circulação isso não acontece”, explica.
Karin ainda destaca que o consumo de álcool vem sempre acompanhado de “tira-gostos”, que geralmente possuem muito sal e muita proteína, o que provoca o aumento do nível de sódio no organismo e pode favorecer a formação de cálculos renais. “Essa eliminação constante do líquido deixa o corpo pouco diluído, aumentando a concentração de cristais no organismo”, afirma. Durante o verão, o nível de ácido úrico também pode aumentar, segundo Karin.
Bebidas alcoólicas favorecem a desidratação, já a água de coco natural além de hidratar ajuda a aliviar os sintomas da desidratação, de acordo com a nutricionista. “A água de coco natural é rica em potássio e possui albuminas para o sangue. Isso faz uma reidratação rápida. A água de coco de caixinha já não conserva todos os nutrientes”, diz.
Os sucos naturais, feitos na hora, assim como as frutas in natura também são indicados por Karin. “Aproveite para poder misturar as frutas, colocar um legume, como beterraba e cenoura, e, se possível, até uma verdura escura, para aumentar o valor nutricional do suco”, recomenda. Karin alerta para os cuidados com a contaminação, caso os produtos sejam consumidos na rua.
A melhor opção de líquido para o verão, segundo a nutricionista, é a água natural e potável, mineral ou fervida. “Se você não souber a procedência, sempre compre água mineral. Por que o índice de alteração gastro-intestinal, diarreia e desidratação é muito grande quando a água está contaminada”, explica. Ela alerta para o uso de água com gás em excesso, que pode dilatar o estômago e prejudicar os dentes.
Sobre o consumo de alimentos, Karin ressalta a importância das saladas, mas pede cuidado com os temperos e condimentos usados. “Dê sempre preferência para o azeite e o vinagre e também evite o sal”, diz.
Para os sorvetes e os picolés, também muito consumidos durante o verão, a nutricionista sugere trocas alimentares, como por exemplo, os sorvetes a base de iogurtes e as polpas de açaí. Mas ela lembra que nenhuma dessas opções deve ser consumida em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário