JORNAL A REGIÃO
Salvador será a primeira cidade do Brasil a ter uma brinquedoteca para deficientes montada dentro do camarote da prefeitura no Carnaval. A estrutura fica na Praça da Piedade, no Circuito Osmar (Centro), com capacidade para até 150 crianças e adolescentes com deficiência. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira.
No local, haverá contação de histórias, pinturas, brincadeiras, jogos interativos e apresentações artísticas. A brinquedoteca terá uma sala sensorial para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas cegas, além de um fraldário.
A brinquedoteca funcionará anexa ao camarote acessível da Piedade, de sexta até terça (17), das 13h às 18h. A diretora de Políticas Públicas para PCD, Daiane Pina, explica que a ideia surgiu a partir da observação de crianças e adolescentes com deficiência no Carnaval.
“As pessoas com deficiência podem participar de tudo e têm direito a brincar e se divertir no Carnaval. A Prefeitura entende isso e trabalha para promover essa inclusão. O espaço tem, por exemplo, piso tátil e comunicação em libras e em braile para auxiliar pessoas surdas ou cegas”, relata.
Nesta sexta já teve o Furduncinho, bailinho de Carnaval PCD da Praça da Piedade até a Praça Castro Alves. Uma banda de fanfarra animou os foliões e um trenzinho ajudou as pessoas com dificuldade de locomoção. Neste sábado, cães terapêuticos da Guarda Civil Municipal (GCM) vão interagir com as crianças na brinquedoteca.
Haverá ainda contação de histórias e trancistas, sorteio de brindes e massoterapia. No domingo, contação de histórias, brinquedoteca e trancistas, escolha do Rei e da Rainha do Camarote, aula de Fit Dance, apresentação da banda da Guarda Municipal, atividades lúdicas e sorteio de brindes.
Na segunda-feira, contação de histórias, brinquedoteca e trancistas, show de Manu Dourado e brincadeiras lúdicas. Na terça, contação de histórias, brinquedoteca e trancistas, e show de Manu Dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário