JORNAL A REGIÃO
A Estância Turística de Itanhaém inaugurou nesta sexta-feira uma obra com investimento de mais de R$ 4 milhões para a revitalização da orla da Praia do Cibratel. Os recursos são da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O parque tem área de 10.500 m² e estrutura para receber mais de 1,1 mil pessoas.
O convênio foi assinado em dezembro de 2023 no valor de R$ 4.116.261, integralmente estadual. A obra consiste na revitalização da orla da Praia do Cibratel I, com a execução de drenagem, guias e sarjetas, passeio, sinalização viária, mobiliário e equipamentos, elétrica, duchas e bebedouros.
Mais paisagismo, contenção, quadras (beach tennis, vôlei, futebol de areia e basquete), pergolado, pista de pump track (circuito com curvas e lombadas para ciclistas) e pavimentação. Além de pista de skate, sanitários e administração, sanitários PNE, academia para terceira idade, playground, praça e espaço para eventos.
“A Praia do Cibratel é uma das mais procuradas pelos moradores e turistas. Agora, o local ganha um novo equipamento turístico, no qual os visitantes podem realizar atividades de lazer, como praticar esportes nas quadras, se exercitar na academia e passear com a família," afirma o secretário Roberto de Lucena.
Segunda cidade mais antiga do Brasil, Itanhaém se caracteriza por depósitos quaternários, formada por mangues, jundus (vegetação litorânea que cresce com arbustos associados a gramíneas) e pequenas florestas. O município tem muito a oferecer para os milhares de turistas que passam por ali todo ano.
Além da natureza, tem praias que são o cartão-postal do destino, com 26 km divididos em 14 delas. As mais procuradas são a Praia dos Sonhos, Cibratel e dos Pescadores, por suas belezas naturais e, principalmente, pela qualidade da água e a possibilidade de praticar esportes.
O Ecoturismo tem grande influência na cidade, pois metade da área preserva a Mata Atlântica, que integra o Parque Estadual da Serra do Mar, com 50 cachoeiras e 14 praias. Já o turismo histórico está muito ligado com o religioso, proporcionando muitos lugares para serem visitados.
É o caso da Cama do Anchieta, que chama a atenção pela paisagem que a passarela proporciona e por causa da história de São José de Anchieta. Conhecido por ter catequizado os índios, ajudado na fundação de cidades e pelos seus poemas, se tornou em 2014 o terceiro santo brasileiro.
Por sua vez, o Museu, antiga câmara e cadeia, a Igreja Matriz de Sant´Anna e a Igreja Nossa Senhora do Sion também são pontos que guardam parte da história de Itanhaém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário