MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de outubro de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 04/10/2025

 


Complicando o lazer carnal

Um conhecido político está indignado com a ideia do desgovernador Zeronimo de fazer a BR-415 mão única de Banco da Vitória para Itabuna e a CC-649 (Calça Curta) mão única no sentido oposto. Hoje, roda 11 km para chegar na casa do "garoto do job" no Salobrinho. Com o novo sistema, vai rodar 14km até o IFBA pela CC e voltar mais 3 km pela BR. Total, 17km e 10 minutos a menos no "bem bom"...

Tem gajão sem dormir

Nas últimas semanas tem acontecido um aumento notável de ciganos circulando por Itabuna. Parece que chegou a temporada de cobrança do dinheiro emprestado na campanha para vereadores e, dizem, de dois candidatos a prefeito. Não por coincidência, alguns candidatos na última eleição sumiram da cidade. Já tem amigo achando que mudaram para outro estado. Mas estão só escondidos mesmo.

Nada pior que amante retada

A ordem do Ministério Público, mandando suspender o contrato entre a prefeitura de Canavieiras e uma empresa, podia ser só mais uma irregularidade da gestão de Paulo Pamonha. Mas, segundo os caranguejos que tomam sol na Praia da Costa, o problema é outro. Parece que na folha tem mulheres, filhos e até amantes de vereadores e secretários... Se for verdade, vai dar muito B.O. em casa.

Logo no mês das crianças?

fonte Concorda que é muito feio tirar doce da boca de uma criança? Pois a prefeitura de Itabuna fez algo bem parecido, mandando fechar a fonte da Praça Camacan, que vem fazendo a alegria da criançada desde que foi inaugurada. Passam horas brincando na água, rindo, felizes. Ou melhor, passavam. Para elas vai ser tão impactante quanto descobrir que Papai Noel não existe, um trauma.

Desculpa derrete na água

A prefeitura explica que tinha gente tomando banho, com sabonete e tudo, na fonte e isso entope o sistema. E alega que a fonte foi "projetada para contemplação". Não, não foi. Em dezenas de cidades ao redor do Brasil e do mundo, elas são feitas para interagir com as pessoas e fazem sucesso justamente por isso. Além do mais, se o problema é de quem abusa, que se fiscalize o local.

Função é garantir o uso

O que não dá é para tirar a diversão das crianças porque tem gente usando como não devia. É equivalente a proibir carros porque tem atropelamento. Ou piscinas porque tem gente que se afoga. Ou cortar a energia de todos os quiosques porque alguém fez um gato. A prefeitura precisa entender que sua função é garantir que tudo funcione. Não interromper o baba e levar a bola pra casa.

Tem certeza que é formado?

O tapado Zeronimo quer regulamentar o "grau", aquela prática de empinar a moto de forma perigosa, porque acha que todo motoqueiro maluco vai obedecer regras e só fazer isso onde o governo determinar, com capacete e sem encher a cara. Além de mostrar uma estupidez tacanha, Zeronimo esquece que só o Denatran pode regulamentar uma prática que é infração gravíssima. Idiota.

Novas ideias para o "jênio"

O conversador da Bahia podia ir adiante e regulamentar os assassinatos. Os bandidos só poderiam matar em locais apropriados, fechados, definidos pelo governo, usando equipamentos de proteção e dentro das regras. Outra atividade para regulamentar é o estupro, que seria feito somente com camisinha, em motéis autorizados, com regras para evitar violência. O cara é um "jênio", com "j" de jumento.

Fogo de monturo em Canes

Enquanto o prefeito de Canes, Paulo Pamonha, atrasa salários e depende de verba extra para isso, vereadores como Caquinha de Doguinho e Ui, Lice! se mexem. Segundo os caranguejos da Câmara, estão armando um complô com colegas e até secretários municipais para derrubar Pamonha. O problema é que o vice prefere continuar como vice até a próxima eleição. Mas ainda tentam convencer o cara.

Uma capivara de plantão

Da boca para fora, todos são aliados e amiguinhos, menos Josimato Capivara, que tem sido o calo no sapato rasgado de Paulo Pamonha. Seu problema é o rabo de palha. O vereador já foi alvo de vários embargos do Ibama em suas fazendas, por desmatamento ilegal. Capivara fechou uma empresa em Jaguaré/ES e abriu outra em Canes em 2023, onde foi eleito vereador. Agora atormenta Pamonha.

Um estado sem governo

Quem manda numa cidade é a prefeitura. Quem manda na segurança é o governador. Mas a Bahia perdeu dois municípios vizinhos, onde a "administração" hoje é de duas facções criminosas. O Comando Vermelho dita as regras em São Félix e o Bonde do Maluco manda em Cachoeira. A PM e a Civil não existem nas duas cidades. Nem o governo do estado. Nem as prefeituras.

Cidade trancada pelo chefe

O BDM já emitiu uma ordem proibindo moradores de Cachoeira de visitar São Félix e vice-versa. Quem não obedecer, pode não voltar para casa. O problema é que muita gente trabalha em uma e mora na outra, como em Itabuna e Ilhéus. Outro "decreto" do BDM foi o toque de recolher na cidade, mandando fechar o comércio. Dizem que a Bahia tem um governador. Mas não temos certeza.

Pânico no galinheiro

galinha Uma operação da PF levou pânico ao galinheiro do PT. Um dos amigos mais chegados de Zeronimo está sendo procurado e era considerado foragido até sexta. Binho Galinha é acusado de comandar uma quadrilha que faz lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e receptação, entre outros crimes. A esposa Dona Galinha e o filho Franguinho foram presos logo no início da operação.

Penas à flor da pele

Amigo e aliado de longa data, Zeronimo faz de conta que não conhece Galinha, mesmo tendo ciscado com ele nas eleições por toda a Bahia. Uma notícia do Correio 24h conta que o estoque de Rivotril sumiu das farmácias de Salvador. Não é à toa. Está cheio de petistas morrendo de medo de Galinha abrir o bico numa delação premiada e entregar gente graúda e miúda do partido. O milho azedou.

Tanto faz como tanto fez

Para surpresa de ninguém, o ex-alcaide de Ilhéus, Marão o Bufão, finalmente mudou para o Avante. No ex-partido PSD, ninguém ligou. Já faziam reuniões ignorando o cara desde o início do ano. "Faz a mesma falta que um galo na cabeça," ironizou um membro do diretório. A idéia de Marão é obrigar a esposa Sofrência Gavião a se aposentar e concorrer a deputado no lugar dela. Se ela for submissa...

Alguém jogue uma boia

Antes divulgado como "nome certo" para deputado em 2026, parece que o barquinho de Marcone Amador está fazendo água. As movimentações em Itajuípe, onde foi prefeito duas vezes, indicam o apoio a outros nomes, de fora. O mesmo em Coaraci. Em Itabuna, todos estão fechados com a candidatura de Andreia Castro. Em Ilhéus, o grupo onde ele está vai apoiar Ai Dela Dinheiro. Glub, glub...

Wagner escanteando Rui

Pelo jeito Jaques Wagner já decidiu que seu ex-pupilo, Rui B. Osta, deve ficar longe do Senado. Ele tem dito, em entrevistas, que sua candidatura è imexível e não abre mão dela para Rui. Como também diz que o PSD vai continuar na chapa, a outra vaga só pode ser de Coroné Ângelo. Se depender de Wagner, Rui sai para deputado. Ou que brigue para despejar Zeronimo e ficar no lugar dele.

Fogo amigo contra um...

Manter o PSD na chapa ainda é prioridade para Wagner, mas seu grupo está mais preocupado com a exigẽncia do Avante de ter mais espaço no governo e talvez até ocupar a vice no lugar do MPB. Por isso começou a adotar uma estratégia de sabotagem para "baixar a bola" do partido de Ronaldo Carletto. A ordem é atrapalhar o Avante até no governo, já que ele está com Rui B. Osta.

Fogo amigo contra dois...

Apesar de repetir que a aliança com o PSD é "inquebrável", líderes do PT na Bahia fizeram uma reunião secreta, numa mansão da capital, e combinaram de sabotar o partido segurando verbas e ignorando pedidos dos prefeitos do partido. Acham que isso vai fazer Otto desistir da reeleição de Coroné Ângelo. Para nós, isso só vai gerar retaliação na Alba e apressar o rompimento.

Eleição com efeito colateral

O "homem dos 7 mil votos", Isaac Zerys à Esquerda, esbarrou num problema para seu plano de concorrer a deputado em 2026. Parece que ele não sabe muito de matemática, porque teve as contas rejeitadas pelo TSE e vai ter que devolver quase R$ 5 mil por não comprovar onde a grana foi gasta. Recorreu e perdeu de novo. Seria um problema. Só não é pela chance nula de se eleger.

Professor cortando escola

O desgovernador alega que foi professor, apesar de seu português precário. Ocupou a secretaria de Educação por dois anos. Se elegeu prometendo tirar a Bahia dos últimos lugares em Educação, "conquista" de 18 anos do PT. Mas para o próximo ano cortou R$ 500 milhões do orçamento das escolas e universidades. No discurso, alega "valorizar a educação". Na prática, destroi ṕor dentro.

Preparando um tapetão

Malandragem devia ser o sobrenome de todo petista. Apavorados com a possibilidade de Bolsonaro reverter a inelegibilidade e vencer fácil a eleição em 2026, o PT escalou Wagner para defender mandato de cinco anos para todos. A esperteza vem depois, quando a sugestão será aumentar em dois anos os mandatos atuais, inlcluindo do descondenado Ludrão, para "unificar as eleições" em 2028.

Barrado no baile da corte

Da boca para fora, Otto Além Mar repete que Coroné Ângelo é o nome do partido para o Senado. Mas, por baixo da mesa, a atitude é outra. Nesta semana, Otto fez uma reunião dos deputados do partido com o desgovernador Zeronimo. A única pessoa do partido não convidada foi... Ângelo, que ironizou: “eu só vou onde sou convidado. Não fui convidado, não passei na peneira".

Neto achou a bala de prata

O que era apenas para gerar visibilidade, virou uma bomba atômica. O forum SOS Bahia dedicado à saúde teve tanta repercussão que prefeitos de todo o estado estão pedindo para levar o evento para a cidade deles. ACM Neto desfiou a longa lista de problemas da saúde baiana, que está mais para doença pública. O desespero do PT "convenceu" Neto a tornar o SOS uma caravana.

Armadilha para a secretária

Tem gente em Itabuna sugerindo e incentivando que a super secretária Sônia Fontes saia candidata a deputada no ano que vem. Parece coisa de amigo e fã, mas não é. Quem está por trás se preocupa com outra eleição, a de 2028, que pode ter em Sônia uma candidata a prefeita muito competitiva. A ideia é eleger ela deputada para que deixe o caminho livre para quem tem menos força.

Desconhecidos na multidão

O mandato de Sofrência Gavião e de Pancadão da AFI tem sido tão patético que, nos debates sobre as eleições do próximo ano, as pessoas esquecem deles. Vários candidatos repetem que "é importante que Itabuna (ou Ilhéus) tenha um deputado" ou que "a cidade não consegue nada porque não tem deputado brigando na Alba". Os dois vão ter que pendurar crachá dizendo que são deputados...

Histórias da política baiana


Político nunca foi bom em gastar dinheiro com eficiência, até porque geralmente não é dele. Sempre gastam mal, desperdiçam e depois lamentam que "campanha é caro e não tem dinheiro suficiente". Um ex-prefeito de Itabuna, que tentava voltar ao cargo, fez uma campanha exuberante durante vários meses.

Tinha cartaz, praguinha, panfleto, outdoor, carros plotados, gente e mais gente balançando bandeiras nas esquinas. Era tanto que parecia ser o único candidato. Mas, no mês da eleição, o dinheiro acabou. Na hora em que mais precisava, não tinha como pagar material nem pessoal. Sequer conseguiu pagar fiscais de urna.

O candidato, que tinha largado com mais de 60% de intenções de voto, passou um mês vendo só material dos opositores nas ruas. No dia da apuração, indo para o local da contagem de votos, ouviu na Morena FM pesquisa de Gasparetto prevendo a vitória de outro. "Me deixe em casa e vão voces," pediu, desolado, ao motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário