MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Dia da Gula: A diferença entre comer demais e a compulsão

 

Holiste | Excelência em Saúde Mental


Núcleo de Compulsão Alimentar da Holiste Psiquiatria, explica que perder o controle à mesa pode sinalizar distúrbio alimentar

Quem nunca cometeu o pecado da gula? Eventualmente, exagerar ao se deliciar com um prato de doce ou salgado é natural e bastante prazeroso, mas quando a situação se torna recorrente e deixa de ser um deleite, passando a ser uma fonte de sofrimento e ansiedade, é a hora de buscar ajuda profissional. A equipe do Núcleo de Compulsão Alimentar da Holiste Psiquiatria, destaca que a falta de controle pode caracterizar quadros como obesidade ou bulimia.

"A gula pode ser o sintoma de uma tentativa mal-sucedida de suprimir algumas emoções. A pessoa come para se ver livre da angústia, por exemplo. Ela não tem fome e come além da sua necessidade como uma tentativa de tapar um buraco emocional. A primeira questão seria: o que é este vazio? O que podemos falar dele?", explica Bárbara Santos, psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Transtornos Alimentares da Holiste, que ainda aponta que o distúrbio alimentar tem mais chances de desenvolver obesidade, cálculo renal, diabetes, gastrite e outras doenças.

A gula é vista como aquilo que é excessivo na relação do indivíduo com a comida. Já pelo viés médico, a alimentação é um paradigma de comportamento, como aquisição do controle e autocontrole. Assim, a pessoa compulsiva come em grandes quantidades e não consegue ter controle sobre o que está ingerindo.

“Muitas vezes, os pacientes que buscam tratamento não conseguem caracterizar onde está a fonte do problema, mas ao longo das sessões com foco na saúde mental, é comum que apareçam fatos relacionados a questões pessoais, marcas familiares e que muitas vezes não são falados e literalmente engolidos. São pontos importantes a serem escutados, falados e trabalhados junto com a equipe multidisciplinar, que também pode envolver nutricionistas e psiquiatras", relata a psicóloga.

Quando o assunto é saúde física e mental, a informação é o primeiro passo para buscar tratamento e conquistar o bem-estar. Para mais informações acesse o site da Holiste Psiquiatria:  https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste   

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.

Imagens relacionadas

baixar em alta resolução

Trópico Comunicação Adriana FernandesDireção de Atendimentoadriana@tropicocomunicacao.com.br (11) 3530-3567 / (11) 99963-2930 / (11) 94141-4583

Nenhum comentário:

Postar um comentário