Você conhece a tâmara? Essa é uma fruta rica em carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com forte ação antioxidante.
Essa função pode ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, do infarto e do câncer, por isso é tão importante consumir alimentos como esse.
Com uma cor bem característica, chegando perto de um vermelho escuro, a tâmara tem uma polpa fibrosa e há estudos que digam que ela vem de zonas desérticas do Oriente Médio.
Além disso, a fruta conta com ótimas quantidades de fibras, que ajudam a prevenir prisão de ventre e favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a diabetes e a resistência à insulina.
Normalmente a tâmara pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais na forma desidratada, podendo ser consumida in natura ou usada para substituir o açúcar em receitas diversas.
Essas receitas incluem a preparação de bolos, mousses e biscoitos. A semente de tâmara tem sido usada em algumas regiões para produzir um tipo de café sem cafeína.
O produto seco tem mais carboidratos do que a fruta fresca, pois ao remover a água da fruta no processo de desidratação, os nutrientes tendem a se concentrar mais.
Dessa forma, pessoas com diabetes e quem deseja perder peso certamente devem consumir a tâmara seca com moderação.
Benefícios do consumo de tâmaras
Uma vez que essas frutas contam com boas quantidades de antioxidantes, além de minerais e vitaminas do complexo B, o consumo de tâmara oferece uma série de benefícios para a saúde.
Para que sua empresa de laudo spda aprenda mais sobre cada um deles, pontuamos 10 desses benefícios a seguir. Continue lendo para conferir.
Manter o bom funcionamento do intestino
Como a tâmara é uma rica fonte de fibras, como a lignina e pectina, ela ajuda a hidratar as fezes de forma a favorecer a formação do bolo fecal, o que ajuda a combater problemas como a prisão de ventre.
Além disso, a fruta possui propriedades antioxidantes e bactericidas, promovendo o equilíbrio da flora bacteriana benéfica no intestino. Isso mantém a flora intestinal equilibrada e promove o bom e correto funcionamento do intestino.
Evitar câncer
Estamos falando de uma fruta rica em carotenoides, polifenóis e taninos. Todos estes são compostos bioativos com uma potente ação antioxidante.
Essa ação ajuda a combater o excesso de radicais livres, prevenindo o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Prevenir a diabetes
Sua empresa de capa de chuva profissional deve saber que o alto teor de fibras da tâmara ajuda a diminuir a velocidade da absorção de açúcar dos alimentos, que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
A alimentação é o principal fator de tratamento e prevenção dessa doença, que pode trazer sérios transtornos para a sua vida.
Ajudar no ganho de massa muscular
A tâmara é uma fruta rica em carboidratos, nutriente importante que ajuda a aumentar a energia e a disposição durante os treinos, favorecendo o ganho de massa muscular.
Outra informação importante é que essa fruta tem boas quantidades de magnésio e potássio, minerais essenciais para o processo de contração muscular, contribuindo para o aumento do ganho de massa muscular também.
Prevenir doenças cardiovasculares
Essa fruta conta com altas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Com essas propriedades, esse alimento combate os radicais livres e promove a saúde das artérias, ajudando a prevenir situações de emergência, como o infarto e o derrame.
Sua empresa de túnel de congelamento contínuo deve saber também que a tâmara é rica em potássio, um mineral que facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo por meio da urina, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.
Fortalecer o sistema imunológico
Uma vez que contam com boas quantidades de compostos antioxidantes, como vitamina A, flavonoides e taninos, essa fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como gripes, resfriados e rinite alérgica.
O consumo desses alimentos ajuda a fortalecer o organismo contra agentes patogênicos que podem causar problemas à sua saúde.
Prevenir envelhecimento precoce
Como é uma fonte de fibras, a tâmara ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs).
Esses são compostos produzidos no organismo com o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, que causam o aumento dos radicais livres e a inflamação na pele, promovendo o envelhecimento precoce.
Certamente os colaboradores de sua empresa de soluções em TI estão interessados em formas de manter a juventude.
Diminuir o colesterol “ruim”
Essa fruta que é rica em taninos, carotenoides e flavonoides, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue.
As fibras presentes nas tâmaras também ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol total no sangue e prevenindo doenças mais graves como a aterosclerose, o infarto e o derrame.
Ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas
Justamente por contar com ótimas quantidades de compostos antioxidantes, essa fruta ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva.
Ela combate os radicais livres que causam inflamações no sistema nervoso central, ajudando a prevenir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e o mal de Parkinson.
Perceba como essas informações são importantes para a saúde dos colaboradores de sua empresa de refinanciamento de imóvel.
Facilitar o trabalho de parto
Estudos mostram que o consumo diário de tâmaras a partir da trigésima sétima semana da gravidez pode ajudar a melhorar a energia da mãe.
Além do mais, o consumo desse alimento estimula as contrações do útero durante o parto normal, podendo facilitar e diminuir o tempo de trabalho de parto.
Como usar a tâmara em sua alimentação?
A tâmara é uma fruta que pode ser consumida ao natural ou utilizada em diversas preparações, como:
Bolos;
Mousses;
Geleias;
Pães;
Brigadeiros.
Como mencionamos, as sementes estão sendo utilizadas para a produção de um café sem cafeína.
Lembrando que a tâmara seca deve ser consumida em pequenas quantidades por quem tem diabetes, pois apesar de ser uma fruta pequena, tem a mesma quantidade de açúcar que a fruta fresca, possuindo um alto índice glicêmico.
Durante os lanches de sua empresa de distribuidor siemens você pode incentivar o consumo de tâmaras.
Receitas saudáveis com tâmara
Essa fruta pode ser usada em diversas receitas saudáveis e saborosas, como geléias, brigadeiro, mousse ou pão.
Geleia de tâmara
Para fazer a geleia de tâmara você vai precisar de 10 tâmaras secas e de água mineral. Para preparar, pegue uma tigela e adicione água mineral em quantidade suficiente para cobrir as tâmaras.
Você deve deixar descansar por 1 hora, escorrer a água e reservar. Então bata as tâmaras no liquidificador, adicionando a água reservada aos poucos, até que a geleia fique cremosa e na consistência desejada.
Armazene em um recipiente limpo e com tampa na geladeira. Essa receita pode ser usada para adoçar outras receitas e pode ser consumida com torradas em sua empresa de serviços gerais.
Brigadeiro com tâmara
Para a receita de brigadeiro com tâmara você vai precisar de 200g de tâmaras secas sem caroço, 100g de castanhas do Pará, 100g de castanhas de caju, ¼ de xícara de coco ralado sem açúcar e ½ xícara de chá de cacau em pó.
Você também vai precisar de uma pitada de sal, 1 colher de sopa de óleo de coco e água filtrada. Para preparar, em uma bacia adicione água em quantidade suficiente para cobrir as tâmaras, deixando descansar por 1 hora.
Escorra as tâmaras e reserve a água. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea, e se for preciso, acrescente um pouco da água das tâmaras para bater.
Transfira a massa para uma tigela e modele as bolinhas com as mãos para formar os brigadeiros do tamanho desejado. Você pode finalizar passando o brigadeiro em coberturas de gergelim, cacau, canela, coco ou castanha triturada.
Pão de tâmaras
Você pode oferecer o pão de tâmaras para os funcionários da sua empresa de consultoria empresarial para micro e pequenas empresas como um lanche após uma reunião, e para isso você vai precisar de:
1 copo de água;
1 copo de tâmaras secas sem caroço;
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 ½ de farinha de trigo integral ou de aveia;
1 colher de sopa de fermento;
1/2 copo de uvas passas;
1 ovo;
½ copo de água quente.
Para preparar, coloque 1 copo de água em uma panela para ferver e assim que levantar fervura, adicione as tâmaras, o bicarbonato de sódio e a manteiga.
Abaixe o fogo e mexa por cerca de 20 minutos até as tâmaras ficarem macias, então amasse-as com um garfo até formar um purê e deixe esfriar em seguida.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e as passas. Bata o ovo na batedeira e reserve. Assim que as tâmaras estiverem frias, adicione o ovo batido e ½ copo de água quente.
Com uma colher, misture bem as tâmaras e a farinha, então despeje em uma forma já untada, levando para assar no forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 45 a 60 minutos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário