Especialista
brasileira Chantal Kopenhagen Goldfinger comenta a história da Ochis,
conhecida por fazer óculos feitos de borra de café
Talvez
ainda não tenha ouvido falar da Ochis, uma marca de óculos ucraniana
que chegou ao mercado em 2018 com a proposta de criar óculos com borra
de café. Se você ainda não a conhece, está perdendo tempo: A história é
fantástica, as peças são deslumbrantes e o design é de capotar!
Atualmente, como todas as empresas de origem ucraniana, a Ochis precisa
adaptar os negócios para os tempos de guerra no país, mas mantém os
negócios intactos e seguem planejando o futuro.
"O
pai da tecnologia da Ochis é Max Havrylenko, que também é a pessoa por
trás do material e um verdadeiro inovador na área óptica. Foi ideia dele
criar óculos que fossem amigos do planeta e que respondessem por todos
os problemas que experimentou com óculos à base de plástico ao longo de
sua jornada no universo oftalmologista. Antes da marca começar, ele
fazia centenas de experimentos com vários materiais para encontrar o
match perfeito", explica Chantal Kopenhagen Goldfinger uma das
principais especialistas de eyewear do mundo e defende a moda como forma
de empoderar e enriquecer a marca pessoal das pessoas, com o objetivo
de mudar seus pensamentos. É isso mesmo: para ela, o óculos não é apenas
um acessório e sim, um "necessório".
Você
pode estar se perguntando: mas que material tão inovador é esse que a
Ochis encontrou e que ainda é amigo do meio ambiente?
"Os
óculos da Ochis são feitos de borra de café usada. Em primeiro lugar,
eles valorizam a experiência por meio de uma sensação de admiração
quando as pessoas cheiram os copos e sentem aquele aroma de café e seus
rostos se iluminam. Isso mostra que a inovação pode ser divertida e cheia de emoções se for abordada com a mente aberta", completa Chantal.
Para
a Ochis, criar óculos a partir da borra de café é unir o útil ao
agradável, já que o mercado de café é enorme na região de Kyiv, onde
estão sediados. É uma honra para eles o fato de aderir a essa economia
circular e aproveitar os subprodutos da indústria em vez de
'desperdiçar' algum composto que poderia ser usado de outra forma. A
borra de café usada coletada em cafeterias locais acabou sendo a escolha
perfeita para implementar essa visão.
Apesar
do sucesso, como todos os outros negócios na Ucrânia, a empresa teve
que reavaliar tudo em 24 de fevereiro de 2022, porque a primeira semana
foi realmente aterrorizante para a cidade de Kyiv, que estava
constantemente sendo bombardeada e ameaçada pelos combates ativos na
frente norte. "Foi só quando as coisas se acalmaram um pouco e quando
libertaram as cidades próximas a Kyiv, que os membros da equipe puderam
retornar à capital e voltar aos trilhos. O maior desafio foi a logística
e ter que descobrir opções alternativas de entrega", conta a
especialista.
Desde
setembro (verão ucraniano), a marca conseguiu restaurar a sua
capacidade de produção ao estado anterior à guerra e encontrar opções
alternativas de envio. "Parte do nosso estoque foi transferido para a UE
para garantir que permaneça em território seguro. Recentemente, surgiu
um novo desafio com os ataques terroristas semanais à infraestrutura
crítica da cidade. Estamos em processo de adaptação aos cortes de
eletricidade, mas, ao mesmo tempo, temos a certeza de que a luz sempre
vence a escuridão, literal e figurativamente", explicou um
correspondente da marca em entrevista à Chantal.
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