MEDIÇÃO DE TERRA

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domingo, 19 de setembro de 2021

Exclusivo: Hyundai HB20 1.6 vai sair de linha; lojas não aceitam mais pedidos

 


Motorização é a menos vendida na família, que seguirá apenas com motores 1.0 de três cilindros com variantes aspirada e turbo.

Por André Paixão

Exclusivo: Hyundai HB20 1.6 vai sair de linha; lojas não aceitam mais pedidos Divulgação

A Hyundai vai repetir no HB20 a estratégia adotada no Creta e deixar de oferecer o motor 1.6 de 130 cv na família composta por hatch, sedã e hatch aventureiro. A informação foi confirmada pelo gerente de produto da fabricante sul-coreana, Rodolfo Stopa, em entrevista à Autoesporte.

Além do executivo, vendedores de pelo menos cinco concessionárias da Hyundai de São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) disseram que as vendas da família HB20 com motor 1.6 estão suspensas. Em algumas lojas, o estoque dessas unidades acabou há pelo menos um mês, sem previsão de novas chegadas.

Uma outra fonte ouvida pela Autoesporte afirmou que a fabricante está preparando mudanças no HB20 para o ano que vem. Como o visual lançado em 2019 ainda é bastante recente, as novidades podem vir na oferta de versões e no rearranjo das motorizações.

Quando falou sobre o fim do motor 1.6, Stopa não confirmou quando isso deve acontecer. Porém, com os esforços da Hyundai concentrados no lançamento do Creta, é possível que fique para 2022, já como linha 2023. Até lá, o estoque do HB20 com esse motor deve ser esgotado.

Como fica a linha?

Quando o motor 1.6 sair oficialmente de linha, a família HB20 terá apenas motores 1.0 de três cilindros. A variante aspirada seguirá como opção de entrada, enquanto a versão Vision de HB20 e HB20S deve ter o 1.6 aspirado substituído pelo 1.0 turbo.

O mesmo deve ocorrer com o aventureiro HB20X, o único membro da família que só saía de fábrica com motor 1.6. Outra consequência é o fim o câmbio manual de seis marchas nas opções intermediárias. Isso porque o motor 1.0 turbo só é ofertado com a caixa automática, também de seis marchas.

Os números desses dois motores ficam bem próximos. Enquanto o 1.6 aspirado tem 130 cv e 16,5 kgfm de torque, o 1.0 turbo chega a 120 cv e 17,5 kgfm.

Embora o desempenho da unidade de maior cilindrada seja levemente melhor, o motor menor compensa com uma entrega linear de torque e consumo de combustível consideravelmente mais baixo, como mostra a tabela abaixo com dados do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Consumo HB20 Evolution


Consumo urbano (etanol/gasolina) Consumo rodoviário (etanol/gasolina)
HB20 1.6 7,8/9,8 km/l 11,5/13,9 km/l
HB20 1.0 Turbo 8,2/10,2 km/l 11,8/14,2 km/l

A mudança na trajetória na oferta de motorizações do HB20 demonstra que a Hyundai passou a acreditar mais em seu motor turbo.

No lançamento da reestilização profunda do modelo, em 2019, a marca afirmou que parte do público do HB20 ainda tinha “receio” do motor turbo, e que a opção aspirada, na época, era “mais segura”. Só que as vendas do modelo já mostram que o público prefere o motor turbo ao 1.6 aspirado.

Segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics, entre janeiro e julho de 2021, pouco menos de 7% dos clientes de HB20 optaram pelo propulsor. Enquanto isso, o 1.0 turbo representa 11,4% das vendas. A grande maioria, 81,8%, porém, escolhe o motor menos potente — usado nas configurações de entrada do modelo.

Atualmente o HB20X é o único da gama a não oferecer motores 1.0 — Foto: Auto Esporte

No HB20S, o quadro é parecido — a maior parte dos clientes opta por versões mais baratas, equipadas com o 1.0 aspirado. Ele representa 55,8% das vendas, segundo a Jato. Na sequência, com 31,4% aparece o 1.0 turbo. Por fim, o 1.6 aspirado está presente em apenas 12,8% dos sedãs emplacados.

Fazendo um recorte dos últimos dois meses, a fala dos vendedores de que o HB20 1.6 está desaparecendo começa a fazer sentido — principalmente na combinação deste motor com câmbio automático.

Entre junho e julho, HB20 e HB20S equipados com esse conjunto tiveram apenas 19 unidades emplacadas. No mesmo período, pouco mais de 1.800 exemplares de hatch e sedã foram vendidos com motor 1.6, mas câmbio manual.

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