MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Choque de massas de ar faz chover granizo no interior do RN


Moradores de São João do Sabugi também viram ventania nesta terça (30).
Meteorologista diz que região é propícia à formação de corredores de vento.

Do G1 RN
Um choque de massas de ar quentes e frias causaram forte ventania e chuva de granizo no final da tarde e início da noite desta terça-feira (30) em São João do Sabugi, na região do Seridó potiguar. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Nortex (Emparn). O município é um dos 159 em estado de calamidade por causa da seca que assola o território potiguar. Moradores fizeram um vídeo que mostra a ventania e a queda de pedras de gelo sobre a cidade (veja acima). Também nesta terça, há registro de chuva de granizo e fortes ventos no Sertão da Paraíba.
O Seridó fica no semiárido do Rio Grande do Norte, conhecido pela pouca folhagem e quase nenhuma sombra da vegetação. Segundo Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, a chuva de granizo na região é algo raro, mas acontece devido à formação de nuvens chamadas de cúmulo-nimbo – caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. “O município de São João do Sabugi fica numa região de vales, que são propícios para a formação de corredores de vento. Certamente houve um choque de temperaturas muito grande entre as massas de ar quentes e frias, causando a precipitação”.
Esta não é a primeira vez que chove pedras de gelo no interior do Rio Grande do Norte. Em abril de 2013, caiu granizo sobre a cidade de Santana do Seridó, que fica na mesma região.
Moradores mostram as pedras de gelo que caíram sobre a cidade (Foto: Eduardo Dantas/G1)Moradores mostram as pedras de gelo que caíram sobre a cidade (Foto: Eduardo Dantas/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário