MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Aos 81 anos, carro oficial do Governo de PE não será utilizado na posse


Como na última posse de Eduardo, Paulo Câmara vai caminhando até Palácio.
Mesmo assim, Lincoln de 1933 está pronto para a cerimônia do dia 1º.

Do G1 PE
Lincoln conversível foi fabricado em 1933, mas ainda funciona perfeitamente (Foto: Reprodução / TV Globo)Lincoln conversível foi fabricado em 1933, mas ainda funciona perfeitamente (Foto: Reprodução / TV Globo)
Pela segunda vez na história, o carro oficial do Governo de Pernambuco não será utilizado pelo governador eleito na cerimônia de posse do dia 1º de janeiro. Assim como fez Eduardo Campos no seu segundo mandato (2010), Paulo Câmara (PSB) vai caminhando da Assembleia Legislativa até o Palácio do Campo das Princesas na quinta-feira (1º). Mesmo assim, o Lincoln conversível azul fabricado em 1933, que já transportou até a Rainha Elizabeth, está pronto para ser usado na cerimônia, caso o governador eleito mude de ideia.
Aos 81 anos de idade, o automóvel conserva uma aparência melhor que a de muitos carros mais novos – e a mecânica também, garantem os oficiais responsáveis pela conservação do veículo. “A gente está sempre fazendo a manutenção, então ele nunca dá um problema maior”, afirma o sargento mecânico Edinaldo Paes, que há quatro anos cuida do Lincoln de 1933. O carro mais antigo e importante de Pernambuco funciona perfeitamente assim que a chave é rodada na ignição. E, nesta semana, ganhou um polimento especial para ficar brilhando na cerimônia de posse, como mostrou o NETV 2ª Edição desta quarta-feira (31). [veja vídeo acima]
Somente o motor não é original - foi trocado em 1948. O equipamento não falha, mas consome muito combustível. Com um litro, roda apenas dois quilômetros. Mesmo assim, o veículo é ligado pelo menos duas vezes por semana para não perder o bom funcionamento. Nessas ocasiões, circula pelo pátio da Casa Militar, onde fica guardado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A casa ainda mantém uma sala inteiramente dedicada à história do Lincoln, com registros dos seus momentos mais importantes. Fotos e recortes de jornais mostram, por exemplo, o ex-presidente Getúlio Vargas e a Rainha Elizabeth utilizando o conversível.
Oficialmente, o carro oficial do Governo de Pernambuco só sai da garagem uma vez por ano: no desfile do Sete de Setembro. A cada quatro anos, também leva os governadores eleitos para a cerimônia de posse no Palácio do Campo das Princesas. É um trajeto de apenas 500 metros, a partir da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), na Boa Vista, área central do Recife.
Por anos foi assim. No entanto, em 2010, Eduardo Campos contrariou a tradição seguida por governadores como Eraldo Gueiros e Miguel Arraes e resolveu fazer esse caminho a pé.
Mais uma vez, o governador eleito Paulo Câmara seguiu os passos do mentor e disse que vai chegar ao Campo das Princesas caminhando na cerimônia do dia 1º. Por isso, o Lincoln vai continuar na garagem, esperando para voltar a ser visto pelo público no Sete de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário