MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Com direito a banho de folha, superstição é forte na virada do ano


por
Yuri Abreu
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Francisco Galvão
Que o baiano é um povo supersticioso isso quase ninguém dúvida. Quem não conhece alguém que não passa por debaixo de escada, quando vai à casa de um parente ou amigo entra sempre com o pé direito antes do esquerdo, que morre de medo de cruzar com gato preto temendo o azar ou que sempre tem um galho de arruda na carteira para espantar o mal olhado? Neste final de ano, então, a busca pela proteção se intensifica ainda mais, seja por simples gestos ou rituais, como os tradicionais banhos de folha.
Em vários pontos da cidade como o Mercado do Rio Vermelho e as Feiras de São Joaquim e das Sete Portas, vários baianos correm atrás das folhas para tomar os banhos e alcançar as graças pedidas para o ano que se aproxima ou mesmo ter mais proteção. “Qualquer pessoa pode vir aqui e tomar o seu banho. Elas geralmente chegam, contam a situação que estão passando na vida ou o que querem alcançar e, a partir daí, a gente indica as folhas e quantos banhos elas devem tomar por dia”, disse Misael Castro, dono da barraca Cosme e Damião, que fica na Feira das Sete Portas. As vendas, segundo ele, estão no mesmo nível do que foi no final do ano passado.
A maioria dos clientes que vão até as lojas de produtos de candomblé busca os banhos para ter prosperidade, caminhos abertos para emprego e muita paz. Os banhos  duram entre três e sete dias e os valores variam entre R$ 6 e R$ 14. “Geralmente eles têm que ser em números ímpares por que, como vamos entrar em um ano ímpar, a combinação destes números tem uma importância muito grande, de afirmação da força interior de cada pessoa. Mas, isto varia de acordo com o ano. Os banhos têm que ser tomados do pescoço para baixo, de preferência até antes da meia-noite”, falou a mãe de santo do Terreiro Ilê Axé o Juire, Hildete Sampaio. Já durante o tempo em que a pessoa estiver fazendo o uso dos banhos, Castro aconselha que evitem o uso do álcool e relações sexuais, para que o efeito do banho seja mais eficaz.
PERFIL
Mesmo sabendo que tanto homens como mulheres fazem uso muitas vezes contínuo dos banhos para se purificar, de acordo com os vendedores é a mulherada quem mais procura as barracas de venda dos produtos. “Acho que elas nos procuram mais porque, em relação aos homens, gostam mais de se proteger, são mais detalhistas e não têm o mesmo costume dos homens com relação ao álcool, que corta o efeito dos banhos”, contou Odilon dos Reis, proprietário da barraca Tupinambá, que também fica nas Sete Portas.
E, realmente, nos locais de venda do mercado, o que se via, na manhã de ontem, era um número maior de mulheres buscando as ervas para tomar os banhos e se purificar. “Eu acredito na energia da natureza. Estas folhas nos trazem uma sensação de poder e de muita paz. Espero que elas, em 2015, possam nos ajudar a ter prosperidade e muita saúde, que é o que nós mais precisamos neste momento”, disseram as amigas Zenilda Oliveira, assistente social, e Elisangela Gomes, engenheira, que levavam, dentre outras, as ervas macaçá, alecrim e oripepê.
A técnica de enfermagem Elza Oliveira faz uso dos banhos de folhas desde pequena. Segundo ela, isto é uma herança de família. “Todos os anos eu sempre procuro tomar os meus banhos e limpar minha casa fazendo uso da pólvora. Acho que, acima de tudo, o que vale é a fé que temos naquilo que estamos fazendo. Eu espero que 2015 seja um ano de muita harmonia, paz e energia positiva”, relatou.
Já a bióloga Anelise Ribeiro diz que se sente recarregada após cada banho tomado. “Sinto como se as energias pesadas ao meu redor fossem embora e me sinto mais tranquila. Espero que elas me ajudem a abrir os caminhos para um novo emprego e tragam prosperidade para mim e meus familiares”, disse.
Renovando as energias
De acordo com os vendedores, as folhas mais procuradas pelos usuários dos banhos são o macaçá, abre-caminho, quebra- feitiço, além das mais conhecidas como arruda e manjericão. Segundo eles, o macaçá, que é um banho relaxante, serve para abrir os caminhos e trazer a paz. Quem utiliza o abre-caminho tem como objetivo afastar as influências negativas e o mau-olhado. O quebra feitiço é para aqueles que desejam espantar os maus espíritos que rondam a sua vida. A arruda ajuda a recarregar as energias, além de desagregar os fluidos negativos.     Já o banho de manjericão é mais indicado para aquelas pessoas que tenham sintomas como irritabilidade, moleza e desânimo.
Para preparar os banhos é aconselhado colocar as folhas em infusão na água fervente e, depois de pronto, separar as folhas do líquido. Caso ainda restem alguns resíduos, o banho ainda pode ser coado. “Antes de tomar o banho, a pessoa deve ainda rezar um Pai Nosso para o seu anjo da guarda e logo depois fazer os pedidos que deseja”, orienta  Misael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário