MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sem ar-condicionado, sala de leitura de biblioteca está fechada há 7 meses


Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, está aberta apenas para visitações.
Compra de aparelhos começa nesta sexta-feira (11), garante diretor.

Amanda Borges e Veriana Ribeiro Do G1 AC

Biblioteca da Floresta está aberta apenas para visitações (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)Biblioteca da Floresta está aberta apenas para visitações (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)
Quem chega à Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, em Rio Branco, se depara com um aviso logo na entrada. Com apenas os espaços de exposição e auditório abertos, o local está parcialmente fechado há 7 meses porque o ar-condicionado está quebrado. Mesmo assim, a biblioteca recebe 50 visitantes por dia, entre turistas e estudantes.
A situação incomoda os frequentadores. A servidora pública Rozani Albuquerque é um dos descontentes. "Um funcionário me avisou que as salas estavam fechadas. 'Tem previsão pra voltar a funcionar?' Respondeu 'não' baixinho!", relata.
Ela diz que escolheu a biblioteca por ser um ambiente tranquilo. "Achei uma pena, pra dizer o mínimo, um espaço como aquele estar inutilizado por um detalhe operacional", acrescenta.
Sala de leitura da biblioteca da Floresta (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)Por causa do calor, sala de leitura está sem funcionar na biblioteca (Foto: Caio Fulgêncio/ G1)
O processo de compra do ar-condicionado é feito pela Fundação Elias Mansour, responsável pela Biblioteca da Floresta. Segundo o diretor do local, Marcos Afonso, até sexta-feira (11) o processo está aberto na Comissão de Licitação Permanente do Estado.
"É um ar condicionado caríssimo e nós temos que seguir todos os trâmites legais para a compra do ar, isso faz parte da transparência do Estado", diz o diretor. Com a abertura do processo, ele garante que até o final do ano talvez o problema seja resolvido.
Marcos Afonso explica que com o defeito na climatização, cogitaram fechar a biblioteca totalmente, mas manter alguns espaços foi a melhor decisão. Para o diretor não há prejudicados com o fechamento, já que a biblioteca é temática.
Segundo Marcos, o pesquisador que for buscar dentro do tema amazônico informações para seus estudos pode conversar com a administração e buscar os livros normalmente. Porém, não houve sugestões para os estudantes que buscam o espaço para outros temas.
O diretor também explica que algumas medidas foram tomadas para não aumentar o prejuízo ao patrimônio, como por exemplo a desativação da sala com 20 computadores que podiam queimar devido a temperatura.
"Esta biblioteca é de vidro e por ser de vidro ela causa um efeito físico, o efeito-estufa. Absorve o calor durante a manhã e libera pela tarde", explica.
As visitas também estão sendo feitas de maneira rápida para que o visitante não sinta calor. Mas em relação a sala de leitura não há outras opções. "Essa sala tem uma acústica. Você só pode suportar por meia hora o som de um ventilador. Nós já fizemos o teste.", ressalta Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário