Lyle Ruterbories tem sido gerente, contador, historiador, guarda e jardineiro.
Homem se manteve ativo após ficar viúvo, mas joelho ameaça sua carreira.
Mesmo sendo o funcionário mais velho do parque e ouvindo com ajuda de aparelho auditivo, Ruterbories diz que só vai parar se um problema no joelho o impedir de continuar.
Ele iniciou a carreira como gerente de uma empresa de armas nucleares no Colorado e, em 1962, começou a passar os verões no parque, ao lado de sua mulher, Marge. Em 1993, quando o funcionário tinha 71 anos, ele deixou de ser hóspede e virou guarda do Glacier, pois a administração local procurava alguém que não precisasse de supervisão constante e pudesse caminhar 45 km por dia – o que era o caso de Ruterbories.
Nacional Glacier, em setembro (Foto: Matt Volz/AP)
Segundo turistas que praticam caminhadas e canoagem no parque, Ruterbories é considerado uma "estrela", e muitos voltam ao local só por causa dele, para uma nova conversa descontraída. Os acampados também costumam chamar o funcionário pelo nome, e um simples "oi" dos turistas acaba virando discussões acaloradas de 45 minutos sobre encontros com ursos, quase-acidentes em incêndios florestais e históricas rotas de migração indígenas que ocorriam na área.
Nesses anos de trabalho, Ruterbories já fez descobertas como a de uma mandíbula fossilizada de um ancestral de cavalo que viveu há 30 mil anos, em um córrego da região. Ele também projetou ferramentas especiais – como um carrinho para transportar toras de madeira – que o ajudam nos serviços ao redor dos acampamentos.
Nos últimos tempos, como o funcionário já está mais velho, ele avisa os demais todas as noites sobre seu estado, não atende mais a chamadas de emergência nem fica vagando pelo local, por causa de um problema no joelho. A dor está, inclusive, ameaçando forçar Ruterbories a se aposentar. Em 1969, ele removeu uma cartilagem e agora o problema já atinge um nervo, o que faz com que o homem manque.
Uma cirurgia poderia resolver a situação, mas Ruterbories se preocupa com o processo de recuperação na sua idade. Caso o joelho continue ruim, ele cogita parar definitivamente.
Atualmente, o parque está fechado pelo governo americano, mas Ruterbories já havia deixado o local após o Dia do Trabalho, no início de setembro. Essa talvez seja a última vez que o funcionário tenha atuado no parque, mas ele reluta em deixar o paraíso que escolheu para viver junto com a mulher e planeja voltar em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário