MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Como a Casas Bahia garantiu a estabilidade das vendas em datas-chave para o varejo

 



Nava

Como a Casas Bahia garantiu a estabilidade das vendas em datas-chave para o varejo

A Nava apoiou na unificação de TI e Telecom, automação de processos críticos e análise de dados em tempo real, garantindo disponibilidade e performance

São Paulo, fevereiro de 2026 - O desenvolvimento exponencial do e-commerce desde a pandemia exige que grandes varejistas contem com uma infraestrutura tecnológica cada vez mais robusta. Períodos de alta demanda, como a Black Friday, Natal, e dias especiais, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, representam desafios estratégicos para garantir a estabilidade dos sistemas e a agilidade operacional.

Para a Casas Bahia, as oportunidades de aprimoramento na automação, integração entre áreas e monitoramento unificado foram fundamentais para elevar a eficiência operacional e o desempenho digital. 

A Nava foi a parceira da Casas Bahia na missão de otimizar a performance das operações de TI e Telecom, desenvolvendo um centro de comando dedicado à gestão de uma infraestrutura complexa, que abrange 1.050 lojas e 2.500 itens de TI e Telecom monitorados. “Em datas críticas para o varejo, cada segundo faz diferença. Por isso, trabalhamos na consolidação de uma estrutura inteligente, automatizada e capaz de responder rapidamente a qualquer anomalia, assegurando a continuidade das operações e proporcionando a melhor experiência para o cliente final”, afirma Maurício César, Chief Operation Officer da Nava.

O Command Center dedicado garante estabilidade, segurança e visibilidade em tempo real dos ambientes críticos. Sustentado por uma abordagem orientada a dados e automação, atua de forma integrada e preventiva, antecipando falhas, mitigando riscos e fortalecendo a resiliência dos sistemas corporativos. Em um ano, a operação lidou com cerca de 45 mil eventos filtrados e gerenciados de forma preditiva. A solução também proporcionou uma gestão mais ágil e proativa, reduzindo esforços operacionais e aumentando a capacidade de resposta da equipe técnica.

O projeto também incluiu o tratamento de 9 mil chamados, prevendo a realização de mais de 1.000 sessões anuais de salas de operações conhecidas como war room, para agilidade de tomada de decisões e ação estratégica em momentos de alta criticidade, e da gestão de 80 situações de crise, momentos em que uma loja fica indisponível, física e/ou digitalmente.

O impacto direto nas vendas também foi significativo: o foco na disponibilidade tecnológica resultou em desempenho comercial superior e em uma experiência positiva para o cliente final. A resposta em tempo real da força-tarefa dedicada a eventos críticos, como a Black Friday, evitou interrupções e assegurou alta performance operacional, garantindo que a operação funcionasse de maneira contínua e confiável.

Com o projeto, a operação digital da Casas Bahia passou a contar com monitoramento contínuo, resposta rápida a incidentes e governança unificada entre TI e Telecom, refletindo diretamente na disponibilidade dos sistemas e na performance de vendas. A gestão tornou-se mais eficiente e ágil, com automação e integração de processos que reduziram falhas manuais e aumentaram a assertividade das decisões. Ambientes estáveis e preparados passaram a ser uma realidade, tornando o Command Center peça-chave para manter a operação segura mesmo nos períodos de maior volume de acessos.

A parceria com a Nava contribuiu para aprimorar a gestão dos ambientes tecnológicos da Casas Bahia, fortalecendo ainda mais a sua capacidade de operar com governança proativa e integrada. Com processos automatizados, visibilidade em tempo real e integração entre áreas, a varejista passou a tomar decisões mais rápidas e precisas, garantindo não apenas a continuidade das operações, mas também a capacidade de inovar e escalar suas vendas digitais de forma segura e consistente. “A governança aplicada aos ambientes críticos trouxe ganhos expressivos de eficiência e estabilidade. A atuação da Nava foi essencial para garantir a disponibilidade contínua das nossas plataformas e impulsionar o desempenho comercial durante os eventos sazonais”, destaca Filipe Jaske, Diretor Executivo de Tecnologia da Casas Bahia.

Sobre a Nava

A Nava é uma consultoria brasileira de tecnologia com quase três décadas de atuação, especializada em transformar complexidade em crescimento. Atuando no core de grandes organizações, a companhia integra estratégia, engenharia e tecnologia de ponta, impulsionadas por GenAI, para desenhar arquiteturas, estruturar governança e gerar resultados concretos de negócio.

Com cerca de 2.000 especialistas, a Nava reúne capacidades em dados, cibersegurança, cloud, observabilidade, infraestrutura e modernização de aplicações, conectando inovação, design e execução em larga escala. Seu ecossistema inclui a GH Brandtech, que amplia sua atuação ao unir tecnologia, experiência, design e produtos digitais para acelerar diferenciação e competitividade, e a Ventura, referência em resposta a incidentes, investigação digital e gestão de crises cibernéticas, fortalecendo sua atuação com soluções avançadas e foco em segurança.


Anna Mattos
anna.mattos@rpmacomunicacao.com.br
(11) 9424-7680

Nenhum comentário:

Postar um comentário