O
mercado varejista passa por transformações significativas há certo
tempo. Com o crescimento do comércio eletrônico e a popularização de
dispositivos móveis, algumas estratégias do setor tornaram-se essenciais
para a movimentação e crescimento de vendas, como a omnicanalidade.
Entre os consumidores, em especial os que fazem parte da Geração Z –
jovens nascidos entre meados dos anos 90 e início dos anos 2010,
conhecidos por serem uma comunidade totalmente conectada e digital –,
algumas preferências devem ser levadas em consideração.
Por
já terem crescido em um ambiente com internet e dispositivos
eletrônicos em pleno funcionamento, eles estão à frente das mudanças na
forma como as marcas e os varejistas se relacionam com os consumidores.
De acordo com o estudo Uniquely Gen Z, realizado pelo IBM Institute For
Business Value, 67% dos consumidores da Geração Z preferem realizar
compras em lojas físicas; no entanto, por terem acesso à internet e
redes sociais desde pequenos, optam pelo caminho integrado, em que o
mundo físico e digital podem fornecer experiências híbridas e
personalizadas que combinam o melhor dos dois mundos.
“O consumo phygital foi,
com certeza, impulsionado não somente pelas transformações
tecnológicas, mas também pelo público. A nova geração de consumidores,
mesmo que sem grande poder aquisitivo, influencia as outras a realizarem
suas compras de diferentes maneiras”, afirma Juliano Ricardo Regis,
gerente comercial do Myrp, sistema de gestão empresarial voltado às grandes operações franqueadoras do varejo de moda.
O
varejo que possibilita a realização de compras em diferentes canais,
como lojas físicas, sites, aplicativos e redes sociais, é valorizado
pelo público que, atualmente, necessita desta disponibilidade. “Os
consumidores sabem quais são as vantagens do atendimento presencial
mesmo com as facilidades do online, e com as lojas cada vez mais
digitais, a união dos ambientes é a modalidade de compra que mais se
destaca”, comenta o executivo.
Algumas
soluções, como telas interativas, espelhos inteligentes, realidade
aumentada e outras, são inseridas com o foco total em customer experience (experiência do consumidor), o que acaba fortalecendo o varejo. Os
negócios devem se manter atentos às novas gerações e seus hábitos de
compra, já que, segundo pesquisa do Bank of America, até o ano de 2030
estima-se que a geração Z será detentora de uma renda de US$ 33
trilhões, e que, junto à geração Alpha, será cerca de metade da
população, demonstrando a relevância de ambas. Desde já, é importante
atentar-se a essas gerações, seus interesses e impeditivos antes de
comprar.
As
empresas que conseguirem entender as preferências desses consumidores e
oferecer experiências que atendam às suas expectativas terão uma
vantagem competitiva no mercado. Segundo estudos da consultoria GoAkira e
a Fecomércio, 97% dos jovens possuem mídias sociais como principal
fonte de inspiração na hora de consumir, e é também um público sempre em
busca de experiências imersivas. “A
geração Z assume um papel de oportunidade de crescimento e expansão no
mercado digital. Uma estratégia de vendas omnicanal é capaz de
conquistar a fidelidade desses consumidores e garantir um futuro no
mercado de consumo”, finaliza Juliano.
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