Maio Amarelo: iniciativas do iFood voltadas à capacitação entregadores para um trânsito mais seguro Ações ao longo do ano fazem parte da agenda da companhia que pretende proteger a vida dos mais de 200k parceiros pelo Brasil
São Paulo, maio de 2023 - Neste mês o iFood, empresa brasileira de tecnologia, intensifica as ações que promove durante todo o ano para capacitar parceiros para um trânsito mais seguro. Esse movimento faz parte do apoio à campanha internacional de conscientização do Maio Amarelo, que visa reduzir e prevenir acidentes de trânsito ao redor do globo.
Entre os compromissos do iFood está o objetivo de zelar pela vida desses dos mais de 200 mil entregadores inscritos na plataforma, por isso ao se cadastrar na plataforma, os entregadores têm à disposição diversas trilhas de formação e conhecimento por meio do iFood Decola, incluindo cursos certificados relacionados à segurança no trânsito. Além disso, entre as vantagens ao parceiro está o Seguro Pessoal, com cobertura para despesas médicas e hospitalares em rede credenciada, entre outras possibilidades de assistência.
Ações para engajamento
Devido à relevância do tema, algumas ações vêm sendo realizadas ao longo do mês para chamar a atenção dos entregadores sobre o tema segurança do trânsito, entre elas uma plataforma de gamificação, que traz como apresentador o humorista Igor Guimarães. A partir de uma série de vídeos de conscientização, os participantes concorrem a mais de 150 prêmios e, ao final da campanha, 1 moto 0Km. O vídeo com o humorista já está disponível no YouTube.
Anjos de Capacete
Após um treinamento de 40 horas teóricas online e mais cinco horas práticas em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade em que atua o entregador, ele é certificado com um dos Anjos de Capacete, iniciativa que habilita os parceiros em práticas e procedimentos básicos de emergência. Os participantes são capacitados a prestar auxílio às vítimas de um acidente e protegê-la contra maiores danos, até a chegada do serviço especializado de atendimento. Hoje cerca de 900 entregadores iFood são certificados como Anjos de Capacete.
De acordo com Stella Chamarelli, diretora de experiência com o entregador, o iFood pretende criar uma base de multiplicadores de conhecimento para a segurança e boas práticas no trânsito. “Esse é um modelo que encontramos para fazer a diferença, tanto na vida dos entregadores quanto no dia a dia das cidades, pois entendemos que a segurança viária no Brasil é um desafio que vai muito além do delivery”, orgulha-se.
Direção defensiva
Em 2023 o iFood ofereceu um curso presencial de direção defensiva, que ensina os parceiros a conduzir a motocicleta com um olhar mais atento, a partir de técnicas de direção segura e de conhecimentos sobre os conceitos de trânsito. A formação foi realizada em Brasília, Fortaleza e Recife em parceria com associações e sindicatos locais. 260 motociclistas foram formados nesta oportunidade e a empresa estuda maneiras de formação alternativa para os condutores. “Nesses cursos, desenvolvemos competências essenciais para ajudar na prevenção de acidentes”, reforça Stella.
Segurança nas redes
Outra ação que o iFood firmou esse ano foi uma parceria com o Instituto KondZilla oferecendo o curso Transforme seu conteúdo em negócios para entregadores parceiros da plataforma. Cerca de 16 entregadores serão capacitados pela equipe de especialista do Instituto KondZilla a produzir conteúdos criativos com o tema “segurança no trânsito” que capacitam para atuar como influenciadores digitais, ajudando na prevenção com postagens em suas próprias redes.
Pedal Responsa
Outra ação perene em prol da segurança no trânsito é a Pedal Responsa, iniciativa que nasceu em 2020, junto ao iFood Pedal, incentivo do iFood ao uso da bicicleta elétrica como meio de entrega. Nos conteúdos disponibilizados, também certificados, os parceiros entendem como usar a bicicleta elétrica com segurança, cuidados com a saúde, e dicas para uma comunicação eficiente e agradável na entrega. Até o momento, cerca de 24 mil ciclistas foram cadastrados no projeto e já se formaram em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, cidades em que o iFood Pedal está presente.
Vale saber: segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), até dezembro de 2022, mais de 25 milhões de motocicletas estavam registradas no país. Desse total, os 200 mil entregadores parceiros do iFood representam cerca de 0,8% de toda a frota de motos do Brasil.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência completa a cada um deles, a entrega vai além do delivery. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo. Com mais de 65 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, atua também em frentes de negócios complementares à sua cadeia, como mercado, fintech e benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, um investidor de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e que pretende ser o maior 'fabricante de tese' da região, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Por meio do portal de notícias da empresa, o iFood News, são repercutidos os principais temas da atualidade e da Nova Economia, conteúdos sobre negócios, cases e tendências sobre inovações no país e no mundo.
Contatos para a imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário