Por Cássio Menezes dos Santos
Quando falamos em força de vendas, qual a primeira coisa que vem em mente? Diferentemente do que imagina, esse pilar das organizações não se trata exclusivamente da área comercial, mas sim da junção da equipe de vendas, marketing e sistemas operacionais, de forma que estimulem ainda mais o crescimento da companhia. Contudo, mais do que saber diferenciar o conceito, é importante implementar melhorias na prática, que podem ser obtidas através da tecnologia.
Para entender o presente, é importante voltar ao passado e analisar os avanços tecnológicos que presenciamos. Se falássemos cerca de dez anos atrás que poderíamos solicitar uma viagem de carro via aplicativo ou, até mesmo, usar o celular para fazer transações bancárias, as pessoas acreditariam? Hoje, é praticamente impossível ponderar uma realidade sem que se tenha acesso a facilidade e praticidade em realizar as suas operações diárias.
Com a força de vendas, acontece a mesma coisa. Isso é, mediante as transformações que vêm impactando a sociedade, atualmente, é inviável manter ativos métodos de gestão que eram utilizados anos atrás. Os tempos são outros, os clientes mudaram sua forma de agir e pensar, e passaram a ser altamente preparados e informados antes de efetuar uma compra ou, até mesmo, escolher a determinada empresa para se fidelizar.
É importante destacar que, para manter a vitalidade do negócio, é necessário que a empresa busque alinhar o time e suas estratégias em prol de acompanhar em tempo real as mudanças, a fim de garantir que a entrega do serviço seja feita de forma qualificada e humanizada. Nesse cenário, a tecnologia reforça mais uma vez a sua relevância, por ter integrada em si a capacidade de unir força, performance, autonomia e controle, por meio de um sistema de fácil uso e acesso.
Mas, não podemos colocá-la como a salvadora da pátria, afinal, ela ajuda no rumo ao sucesso, mas o resultado dependerá da ação de se colocar sempre no lugar do outro em busca de confiança. Isso é, nem tudo na vida é resolvido no sistema de dois pesos e duas medidas, pois mesmo detendo dos melhores recursos disponíveis no mercado, de nada adianta se a equipe não estiver preparada para atuar frente ao cenário em que está inserida.
Para que a força de vendas seja considerada o pulmão financeiro da organização, ter intrínsecas essas abordagens fará toda a diferença nos índices de performances e resultados satisfatórios. Mas, como a tecnologia pode favorecer ainda mais o seu desempenho? Em tudo, pois se torna a ferramenta fundamental para levar mais agilidade, eficiência e controle aos processos, bem como ajudar na definição de estratégias assertivas.
Deste modo, ter o apoio de um software de gestão que tenha incluso funcionalidades que auxiliem na operação da equipe, gerando maior assertividade e desempenho das ações, fará toda a diferença. Obviamente, essa não é uma tarefa fácil, tendo em vista as complexidades operacionais e resistências que muitas organizações ainda têm quando é preciso mudar.
Por isso, é importante destacar que, para a força de vendas ter êxito em sua abordagem, é preciso ter instaurado na companhia o engajamento e direcionamento do time, desde a alta gestão até os demais colaboradores. Esse fator será primordial para que seja gerado o escopo necessário para que se transmita mais confiança, credibilidade e melhor posicionamento da marca.
Em suma, a força de vendas mobiliza toda a organização, que precisa, mais do que nunca, estar adepta e alinhada com as mudanças a fim de sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. Não há mais tempo a perder com tarefas manuais e repetitivas quando se pode automatizar e obter agilidade nos processos.
Se ainda há dúvidas sobre se deve ou não investir em tecnologia para a força de vendas, é importante refletir: o que custa mais, não mudar e ficar parado no tempo, ou aderir um recurso que ajudará no ganho de escalabilidade da empresa? O mercado não para e, metaforicamente, atropela aqueles que não se adequam em tempo hábil. Por isso, o caminho é um só: estar preparado é o que irá garantir o sucesso.
Cássio Menezes dos Santos é Sales Manager da H&CO, consultoria internacional de tecnologia e terceirização de serviços profissionais.
Sobre a H&CO:https://www.hco.com/ A H&CO é uma das principais empresas internacionais de consultoria em tecnologia e terceirização de serviços profissionais. Com 30 anos de história, a empresa está presente em 15 países com mais de 500 pessoas comprometidas em prestar serviços de qualidade em contabilidade, impostos internacionais, implantação de SAP Business One, gestão de entidade global, entre outros.
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