MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de maio de 2023

Grupo estuda dados em saúde do Brasil para otimizar sistemas

 


Board de Dados em Saúde será conduzido pela Roche com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e a Health Level Seven - Brasil

São Paulo, maio de 2023 - A Roche Brasil, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e a organização Health Level Seven - Brasil (HL7) assinaram um acordo de intenção para a criação do Board de Dados em Saúde. A iniciativa tem como objetivo reunir diferentes agentes do setor da saúde para o diálogo e desenvolvimento de ações de responsabilidade compartilhada que impulsionem a implementação da Estratégia de Saúde Digital (2020 - 2028), sobretudo no que se refere aos pilares quatro e seis, “usuários como protagonista” e “ambiente de interconectividade”, respectivamente.

 

“Destravar o potencial da digitalização na saúde no Brasil é um desafio complexo que perpassa por diferentes necessidades, como capacitação de recursos humanos, adaptação de linguagem, uniformidade de sistemas e a padronização com guias internacionais - isso em um país de dimensões continentais que ainda sofre com iniquidades significativas no acesso à tecnologia”, destaca Antonio Lira, Presidente da SBIS.

 

Para isso, o Board vai fomentar pesquisas, diagnósticos, eventos, publicações e iniciativas conjuntas, de modo a impulsionar a implementação de soluções em interoperabilidade e padronização de dados. Dessa forma, o grupo vai trabalhar em ações que estimulem a integração de dados nos três níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil e, assim, impulsionar o desenvolvimento de soluções escalonáveis que colaborem com o fortalecimento da política de saúde digital no Brasil. Essas ações vão contribuir para que haja mais eficiência e sustentabilidade aos sistemas de saúde e para a melhoria da jornada de cuidado aos pacientes brasileiros.

 

“Dedicar um grupo de trabalho multidisciplinar para se debruçar sobre os dados de saúde do Brasil é muito relevante para que possamos gerar evidências, soluções e inteligência para o país tomar as melhores decisões de forma mais rápida. Parcerias público-privadas têm potencial para, por meio da colaboração, alavancar políticas públicas relacionadas à digitalização da saúde, promovendo melhores desfechos aos pacientes e insights para uma gestão mais sustentável do setor”, diz Antônio Silva, diretor de Acesso à Saúde da Roche.

 

As instituições vão trabalhar a partir de três principais pilares: interoperabilidade de dados clínicos do sistema de saúde público e complementar, melhorando a jornada do paciente e a gestão pública e das operadoras; modelos de dados por linha de cuidado e medicina baseada em valor. As informações provenientes dos projetos poderão ser compartilhadas com entidades do setor, a fim de gerar inteligência para regulação do sistema de saúde público e complementar.

“Esperamos que mais parceiros se juntem a esta iniciativa para que juntos possamos transformar a cultura de uso de dados em saúde no Brasil, tornando os pacientes mais cientes e participativos quanto ao compartilhamento, subsidiando a tomada de decisões no ambiente público e privado e gerando mais eficiência à nação”, finaliza Guilherme Zwicker, presidente da HL7.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos, diabetes e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços na ciência para melhorar a vida das pessoas. Aliando a capacidade e o conhecimento na ciência baseada em evidências, das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, atua oferecendo medicina personalizada. No Brasil cocriamos soluções com todo ecossistema de saúde.

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso de pacientes às inovações médicas, trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Mais de 30 medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos, antimaláricos e medicamentos contra o câncer que salvam vidas. Além disso, pelo 12º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).

Com sede na Basileia, Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2020, empregou mais de 100.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 12,2 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 58,3 bilhões de francos suíços. Para saber mais, acesse: www.roche.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário