A
CNV, ou Comunicação Não-Violenta, é um tema que vem sendo amplamente
abordado nos ambientes empresariais e de ensino. O conceito de
Comunicação Não-Violenta, desenvolvido pelo psicólogo Marshall Bertram
Rosenberg, está relacionado a melhorias no relacionamento de
colaboradores e lideranças, além de contribuir para potencializar a
resolução de divergências. Entre os pilares dessa ideia estão a empatia,
a compreensão e a parceria. A CNV tem por principal objetivo o
desenvolvimento de uma comunicação clara, objetiva e livre de
julgamentos, podendo ser aplicada em qualquer área da vida, inclusive no
âmbito pessoal.
E
para busca preparar estudantes da rede pública e pessoas em
vulnerabilidade socioeconômica para os desafios do mercado de trabalho, a
ONG JA Rio de Janeiro lista sete passos para uma Comunicação Não-Violenta:
1- Escuta Ativa:
O
ato de ouvir com atenção é um ponto-chave na hora de se comunicar com
outra pessoa. O desenvolvimento de uma boa escuta ativa lhe auxiliará a
entender melhor as pessoas, e isso lhe tornará mais cativante, causando
uma boa memória afetiva em seus interlocutores.
2- Expressar sentimentos:
Nas
relações interpessoais comumente há uma omissão dos sentimentos que
acabam gerando conflitos internos, podendo ocasionar em uma piora nas
relações. Aprender a maneira mais adequada de expressar sentimentos é um
ponto vital para uma comunicação mais saudável.
3- Autoconhecimento:
Identificar
as suas características mais marcantes e entender a si mesmo é um
processo contínuo que contribui para uma assertividade maior na hora de
se posicionar durante uma conversa ou alguma situação mais complexa.
4- Dizer não:
Entender
que dizer “não” é algo natural irá auxiliar você no processo de
autoconhecimento, além de tornar sua comunicação mais transparente e
honesta, ajudando também a priorizar o que de fato é importante ou mais
relevante.
5- Adotar uma linguagem positiva:
É
sempre importante pensar que a forma que nos comunicamos tem o poder de
interferir nos sentimentos de outras pessoas. Por isso, adotar uma
linguagem positiva é uma estratégia para conseguir seus objetivos sem
gerar conflitos.
6- Honestidade:
Em
uma comunicação saudável, a honestidade sempre deverá prevalecer. Além
de poder causar uma imagem negativa a seu respeito, a falta dela pode
ocasionar desconfortos aparentemente intencionais. Falar a verdade com
empatia e respeito é sempre a melhor opção.
7- Ser confiante:
Entender
seus pontos fortes e o que você sabe fazer de melhor é uma ótima
maneira de transmitir confiança na fala e fazer com que as outras
pessoas prestem mais atenção no que você diz.
Curso Gratuito e online na JA Rio de Janeiro
A ONG JA Rio de Janeiro acaba de desenvolver um curso 100% on-line e gratuito
sobre o assunto. Entre os conteúdos abordados, estão o conceito e
características da CNV; estratégias para melhora da identificação e
expressão de sentimentos; métodos para contornar uma comunicação
negativa; e, por último, boas práticas de comunicação.
As
aulas são enviadas e realizadas por e-mail, contendo textos, vídeos e
imagens. Com um total de três horas de duração, ao final de cinco dias,
os participantes já podem adquirir o certificado de conclusão, também
gratuito. O curso é aberto para qualquer pessoa, mas tem como foco os
estudantes da rede pública de ensino, além de adolescentes e jovens que
não estudam e nem trabalham e demais pessoas em vulnerabilidade
socioeconômica.
Os
resultados práticos da abordagem são tão positivos que cursos de
Comunicação Não-Violenta estão sendo cada vez mais procurados por
profissionais das mais diversas áreas. Um levantamento da plataforma de
ensino a distância Udemy, por exemplo, mostrou que cursos ligados a
habilidades de comunicação para o trabalho foram os mais consumidos
entre julho de 2021 e julho de 2022.
“Os
cursos da JA estão acessíveis para adolescentes e jovens de todo o
país, com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho em um
mundo globalizado. É bom tanto para quem está em busca de uma vaga no
mercado de trabalho e também para quem deseja se aprimorar para
ingressar ou evoluir dentro do próprio mercado”, explica Renata.
Para inscrições e mais informações sobre o curso, basta clicar neste link aqui.
Sobre a Junior Achievement
A
JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do
mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método
“aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento
sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para
adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide
mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões
de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de
habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em
situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de
escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de
criarem e potencializarem comunidades mais prósperas. No ano passado,
foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente
do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e 2023,
está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a
Fast Company.
Presente
em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil
impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil
voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de
despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e
experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada
viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as
secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de
municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras,
educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o
futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas
socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br.
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