Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito
abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem
nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se
valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e
dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de
redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não
seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem
que o usuário perceba;
· Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
· Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
·
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por
ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão,
pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
· Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
·
Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores,
as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções
antifraude e tecnologias cada vez mais sofisticadas ao longo da jornada
do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência
integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares
inteligentes e um time de especialistas em que possibilitam oferecer uma
experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de
dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os
negócios com segurança.
·
Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar
de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a
máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que
alie rapidez no processamento das transações à segurança;
· Faça
a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir
bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a
empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é
necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais
detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a
segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por
e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse
tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é
essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
·
Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é
essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito,
ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível
checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma
compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora
de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar
tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como
divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de
dados confiáveis;
· Consulte
o perfil do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das
maneiras mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a empresa é
capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu
CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome,
por exemplo. Fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma
operação.
Metodologia
O
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é
resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de
dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado
mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida
através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e
tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela
multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela
probabilidade de fraude (item 2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário