Todo ano o consumidor passa por diversas datas comemorativas, que se tornam para ele eventos de atenção, sendo preciso comprar presentes para os amigos, familiares, às vezes até mesmo para si. Em datas como o Natal, páscoa, dia das mães, aniversário e até a copa do mundo.
Isso é importante para o público, e essa importância acaba sendo muito maior para o mercado, que vê nesses eventos como uma forma de otimizar os seus resultados, diante da procura do público por certos produtos e serviços.
E se a sua audiência está em busca de algo, essa se mostra a melhor oportunidade para que os estabelecimentos pertencentes ao setor comercial consiga otimizar a sua situação financeira, ao responder essa demanda do público e ser respectivamente correspondido.
Como a procura de um indivíduo por uma mochila brinde personalizada, que esteja ligada a sua personalidade, mas também aos objetivos que estão por trás desta compra. Como a utilização da mesma na escola, faculdade ou até mesmo para ir ao trabalho.
Por isso, se existe uma demanda por um produto, cabe ao comerciante que queira lucrar com isso apresentar justamente o tipo de produto ao qual uma audiência demonstra ter certo interesse. Utilizando de certos eventos que podem servir como uma ajuda na divulgação.
Até porque a demanda de um produto muitas vezes passa por conceitos que estão além da necessidade pessoal de um indivíduo, mas sim pelo destaque que essa mercadoria passa a ter na sociedade, fruto de um consumo coletivo, aumentando a procura por esse serviço.
Uma situação que faz até mesmo com que certas profissões tenham um maior destaque de tempos em tempos, como nas atividades realizadas em pleno voo, fazendo com que diversos usuários passassem a buscar na internet sobre como virar comissário de voo.
E dentro dessas possibilidades de mercado, existe também a sazonalidade de alguns produtos, que ganham destaque dentro de alguns períodos festivos. Como chocolate na Páscoa, fantasia no Carnaval e no Halloween e o consumo de frutas secas no Natal.
Além disso, focar especificamente no feriado natalino, diversos os setores que passam a ter uma demanda maior por parte do público, impactando os mais diferentes mercados, diante uma demanda maior da população por certos produtos, nessa época de troca de presentes.
O Natal como uma oportunidade comercial
Por mais que exista um fator emotivo nesta época festiva de final de ano, para os comerciantes, o Natal significa algo mais, sendo um evento de grandes resultados comerciais, podendo até mesmo ajudar uma loja que passou o ano com problemas, e um planejamento adiantado para que seu faturamento seja grande, é imprescindível para isso.
O que se torna ainda mais interessante após um período de restrições por causa de uma pandemia, no qual diversos mercados passaram por dificuldades, e que encontram nessa época festiva como uma oportunidade de colocar seu negócio de volta aos eixos.
O que vale tanto para comércios menores, como também para empresas do setor industrial, como uma fábrica que se vê na necessidade de implementar uma maior esteira para movimentação de cargas, diante da necessidade de aumentar sua produção.
Sendo preciso recomendar esse tipo de equipamento a empresas que trabalham com a produção desse tipo de maquinário. Criando assim uma grande teia de relações comerciais, capazes de ajudar aos mais diferentes tipos de negócios.
Esse lado comercial do Natal não é algo que cresceu somente nos últimos anos, sendo uma data popularmente comercial com símbolos que estão diretamente conectados à movimentação econômica de uma sociedade.
O que passa por símbolos específicos da data, que se tornaram grandes atributos comerciais desse evento natalino, com a troca de presentes, os custos com a decoração e o próprio natal, com suas cores sendo definidas por uma campanha de marca de refrigerante.
Tudo ocasionando em uma maior demanda do público por produtos específicos. Alguns de valor tradicional, como na compra de alimentos para realizar a ceia natalina, e outros mais ligados às tendências do mercado, como produtos tecnológicos que servirão de presente.
Além de outras adequações do próprio mercado em si, como um grande armazém que para destacar as festividades natalinas do seu espaço comercial, opta pela adesivação de frota com ornamentos decorativos da época, para atrair a atenção do público nas ruas.
Mas não basta somente contar com a boa vontade do público em se dirigir até os seus estabelecimentos durante essa época específica. É preciso otimizar o tipo de serviço oferecido, para que os seus clientes se sintam motivados a fazer compras nessa época.
E não só fazendo compras, mas sim escolhendo o seu negócio para fazer esse tipo de aquisição, para presentear os seus parentes e amigos, aproveitando do valor a mais em sua conta, diante o valor do 13º salário.
Estratégias para vender mais no Natal
O final do ano pode ser uma época bem movimentada para os seus negócios, com diversos clientes que raramente pisaram em suas lojas, surgindo para comprar um perfume para o seu parceiro, um brinquedo para o seu filho ou uma roupa nova para ir à uma festa.
E somado a esses novos visitantes estão também os clientes já fidelizados desses estabelecimentos, que como consumidores fiéis retornaram também para fazer as suas compras de tradicionais de Natal.
Diante desse grande volume de pessoas, é preciso então adaptar o seu negócio para esse número maior de clientes, para que uma loja de decoração não encontre em seu estoque a falta de balão metalizado azul, vermelho ou qualquer cor procurada nessa época.
E para garantir que o seu negócio esteja preparado para esse número maior de vendas, é preciso tomar algumas atitudes em relação à administração desse empreendimento, tais como:
Manter seus funcionários motivados
Diante do volume maior de atividades que ocorrem nessa época do ano, é fácil para os funcionários de uma loja se sentirem desmotivados, diante o desgaste que o período natalino representa para eles, perdendo tempo com sua família para atuar em seu emprego.
Dessa forma, é importante que os gestores de uma loja saibam olhar não só para o público externo, mas também para esses agentes internos, garantindo que eles estejam motivados a não só fecharem novas compras, como ultrapassarem as metas de anos anteriores.
Contrate funcionários temporários
Quando se fala sobre um auxílio à sua equipe, muitas vezes uma conversa motivacional não é suficiente, de fato é necessário ter ao seu redor um número maior de funcionários, para assim dar conta dessa demanda maior que se forma ao redor dos seus serviços.
Isso garante que uma empresa que opera com impressões em 3D, como pequenas estátuas natalinas, consiga dar conta da necessidade maior de sua empresa ao mercado, sendo preciso expandir a compra de filamento 3D, assim como de colaboradores.
Aposte em eventos
O clima natalino é algo bastante atrativo tanto para o público como para as lojas, sendo interessante nesse caso investir nessa adoração de ambos pela data, com a realização de eventos específicos para esse evento anual.
Para as lojas de brinquedos, existe a opção clássica de contratar um ator para interpretar o Papai Noel, mas existem também outras opções, como um show especial com convidados musicais, que aumente assim a ida de alguns clientes ao seu estabelecimento.
Não esqueça da decoração natalina
Se o objetivo é tornar as suas lojas mais aconchegantes, usando de elementos natalinos para atrair a atenção dos clientes, é importante garantir a decoração natalina do seu comércio, reforçando o ideal comercial e familiar dessa data festiva.
Entre as opções nesse sentido, algumas são:
Meias decoradas;
Guirlandas natalinas;
Miniaturas de Papai Noel;
Iluminação especial.
E falando das luzes, elas podem ser posicionadas não somente nas fachadas, mas também dentro do próprio ambiente interno da sua loja, ornamentando um corrimão de escada em aço inox, por exemplo.
Promoções de fim de ano
Realizar uma campanha promocional é sempre uma forma positiva de conquistar novos clientes para o seu negócio, e o mesmo é válido para as celebrações de final de ano. Sendo possível precisar destacar a realização de um sorteio.
Distribuindo para cada cliente que consumir acima de um valor definido, um cupom para que ele possa participar de um sorteio natalino, no que pode envolver vale-compras para ser gastos em sua loja, ou usar como prêmio aparelhos de grande valor para o público.
Não faça o cliente esperar
Nesta época festiva, é comum que as lojas e shopping se encontrem mais cheios que o costume, contudo, uma grande espera por parte do cliente, como uma fila enorme pode acabar por afastá-los do seu negócio, por isso faça um planejamento grande desde o final de agosto até a data do natal.
Logo, é importante estar atento à experiência do cliente, oferecendo o melhor atendimento possível. Como na disponibilização de um controle de acesso de veículos por tag, facilitando a entrada e saída de visitantes do estacionamento do seu negócio.
Tudo para que o Natal seja uma época de ótimas oportunidades. Não só para os clientes, como também para os empresários que atuam nesse período com um foco na expansão das suas atividades comerciais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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