MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de agosto de 2022

Simone Tebet vai se reunir com 500 mulheres de destaque em São Paulo

 


Marqueteiro tucano na 3ª Via: a escada de Tebet (por Vitor Hugo)

Simone diz que seu programa de governo vai impressionar

Gustavo Maia
Veja

A convite da ambientalista Teresa Bracher, Simone Tebet vai participar na noite desta segunda-feira de um encontro sobre mulheres na política no centenário Club Homs, em São Paulo. Mais de 500 convidadas já confirmaram presença e o evento lotou.

Casada com Candido Bracher, ex-presidente do Itaú, Teresa é fundadora do projeto Documenta Pantanal e do Instituto Taquari Vivo. Dentre os nomes esperados estão os de Luiza Trajano, Betania Tanure, Maria Stella Gregori e as líderes comunitárias Luciana Mazagão e Ligia Gonçalves dos Santos, da Liga Solidária.

No encontro, a presidenciável falará sobre o seu plano de governo e responderá a perguntas do público.

###
SIMONE TEBET É FEMINISTA? ELA DIZ QUE SIM, MAS…

Giulia Fontes         Gazeta do Povo

A senadora Simone Tebet (MDB) compõe, com Mara Gabrilli (PSDB), uma chapa 100% feminina na disputa pela Presidência da República. Tebet frequentemente menciona como sua atuação política está relacionada ao fato de ser mulher: ela liderou a primeira bancada feminina do Senado e foi a primeira parlamentar do sexo feminino a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, por exemplo.

Mas de que forma essa característica pode ajudá-la na campanha? E mais: Tebet pode ser considerada feminista?

TENHO ORGULHO – Em entrevistas, a senadora já afirmou que sim. “Eu gostaria que as pessoas me vissem como feminista. Tenho orgulho disso. Se sou, ou não, aí é uma questão de construção social, de as pessoas dizerem o que acham. Eu sou menos de conceitos, sou uma pessoa muito prática. Gosto de resolver problemas”, disse no programa Roda Viva, na última segunda-feira (8).

Em outra ocasião, em entrevista à revista Veja, Tebet citou realizações de sua carreira política e disse que se recusa “a achar que a esquerda tenha o direito de dizer que só mulher de esquerda é feminista”.

Ainda assim, a candidata não abraça pautas frequentemente identificadas com o movimento feminista. A maior expressão disso é o aborto. Tebet diz ser a favor da vida.

VÁRIAS CORRENTES – Luciana Panke, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vice-presidente da Associação Latino-Americana de Pesquisadores de Campanhas Eleitorais (Alice), diz que é preciso lembrar que o feminismo não é um movimento homogêneo. “Existem feminismos, no plural. Ou seja, há várias correntes dentro desse movimento social, formas de reivindicar pautas feministas diferentes”, explica.

Nesse sentido, a própria candidata já afirmou que considera que “ser feminista é defender direitos iguais, independente de qualquer corrente”.

Luciana Panke cita que Simone Tebet tem atuação em outras pautas relacionadas a mulheres, como feminicídio e pobreza menstrual. “Ela tem trazido assuntos ligados à pauta feminista dentro de um discurso moderado, tentando se mostrar como uma alternativa aos extremos, uma candidata do diálogo”, analisa a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário