MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Tecnologia catarinense ajuda pacientes diabéticos a controlar a glicemia


Ferramentas criadas em Santa Catarina auxiliam a monitorar o nível de insulina a ser aplicada e controlar o teor de glicose no sangue nas diferentes fases do dia

Tecnologia catarinense ajuda pacientes diabéticos a controlar a glicemia Charles Guerra/Agencia RBS
Renato usa aplicativo que ajuda a calcular a dose de insulina necessária conforme os alimentos consumidos Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Renato Aquires Rosseti descobriu que tinha diabetes tipo 1 aos 14 anos. Hoje, com 28, conta com a tecnologia para controlar e armazenar as informações dos testes de glicemia feitos, em média, três vezes ao dia. O engenheiro de automação baixou há cerca de um ano o aplicativo Minsulin, que facilita o cálculo da dose de insulina a ser aplicada. Rosseti não está sozinho.
Só no Brasil, são cerca de 12 milhões de portadores de diabetes e no mundo o número chega a 390 milhões. Conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença é um dos objetivos do Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje.
Márcio Krakauer, coordenador da campanha no Brasil, afirma que mais da metade dessas pessoas não sabe que tem diabetes. E das que sabem, 70% estão sendo mal tratadas. Soluções tecnológicas têm sido desenvolvidas para facilitar a vida dos pacientes. O aplicativo Minsulin, por exemplo, foi criado em Santa Catarina e conta com 3 mil downloads.
Além de calcular a dose de insulina com base nos carboidratos dos alimentos, atividades físicas e período do dia, o app gratuito permite o armazenamento de dados e a disponibilidade deles para o médico, por exemplo.
Controle a cada cinco minutos
Diogenes de Oliveira Silva, anestesiologista e diretor de tecnologia e desenvolvimento do Minsulin, afirma que a meta é ter a versão para Android até o fim do ano – só existe para iOS – além de desenvolver um sensor de glicemia intersticial.
Ou seja, um sensor pouco maior que uma moeda de R$ 1, inserido embaixo da pele, que faria medições a cada cinco minutos e enviaria os dados via wireless para o smartphone do usuário. Em casos de emergência, como quando detectar o risco de hipoglicemia, o sensor pode informar o paciente, avisar familiares e até acionar o socorro.

Catarinenses projetam novas ferramentas para os diabéticos
O Google anunciou o teste de uma lente de contato inteligente para medir o nível de glicose nas lágrimas de diabéticos.
O protótipo verifica o nível e envia uma mensagem para o celular do usuário. Em Santa Catarina, algumas soluções tecnológicas prometem facilitar a vida dos pacientes.
Além do aplicativo Minsulin, uma rede colaborativa pretende levar informações e educação aos pacientes de diabetes e de hipertensão. O projeto Maisha Saúde Móvel, de Blumenau, envolve o conceito de co-criação em saúde – colocar o paciente no comando da própria saúde.
– O médico não é dono da informação e da saúde do paciente, ele é um facilitador – afirma o cirurgião plástico Leonardo Aguiar, que desenvolveu o projeto no Social Good Brasil em parceria com Marisângela Brittes.
O sistema, gratuito aos pacientes, integrará todos os profissionais envolvidos no tratamento dos diabéticos e hipertensos, que poderão trocar informações, orientar o paciente e tirar dúvidas. Além disso, será possível armazenar informações. A comunicação se dará através de SMS e o sistema deve ser ampliado para mais pessoas em janeiro. Os interessados já podem se inscrever na página do projeto.
Márcio Krakauer, coordenador do Dia Mundial do Diabetes no Brasil e do departamento de novas tecnologias da Sociedade Brasileira de Diabetes, afirma que a tecnologia facilita e melhora o controle do diabético, principalmente do tipo 1, composto por mais crianças e jovens:
– A tecnologia atua em todos os pontos, desde tipos de insulina diferentes, bombas de insulinas, canetas de aplicação mais modernas, aplicativos e até grupos em redes sociais para a comunicação entre portadores de diabetes, que também promovem informação e educação.
Programação do Dia Mundial do Diabetes
BLUMENAU
Campanha de Prevenção
Das 8h às 17h
Local: Igreja Matriz

ITAJAÍ
Caminhada pelo Diabetes
Às 9h
Local: Rua Hercílio Luz
Também haverá rastreamento de diabetes através de medida de glicemia capilar e orientação nutricional na Praça da Igreja Matriz.
Campanha Educativa
Dia 14, das 8h às 18h
Local: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

FLORIANÓPOLIS
Caminhada pelo Diabetes
Sábado, das 8h às 12h
Local: Parque de Coqueiros
Também serão oferecidos os serviços de medida de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal e IMC
JOINVILLE
Laboratório Amigo do Diabético
Até 30 de novembro
Atividades: aferição de glicosímetros, dosagem de HbA1c, captação e destinação de material contaminado
Parceria do IDJ com os Laboratórios Ghanem / KG / Popular
Campanha de Detecção e Orientação de Diabetes
Dia 15, das 8h às 12h
Local: Rua Jaguarão, 147 - Boa Vista
Workshop sobre Diabetes
Dia 15, das 15h às 17h
Local: Rua Florianópolis, 915 - Guanabara
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário