MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de novembro de 2014

Surfista supera paraplegia e encara ondas com ajuda de amigos, no ES


Ele perdeu o movimento das pernas em 2003 em um acidente de carro.
'Ver ele sorrindo de orelha a orelha, não tem preço', diz amigo instrutor.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Um sufista que perdeu o movimento das pernas em Jacaraípe, na Serra, Espírito Santo, tem sido exemplo de superação nas praias capixabas. Paraplégico desde 2003, Carlos Kill voltou a surfar e conta com ajuda do seu professor para enfrentar as dificuldades de entrar no mar. A cada onda surfada, uma comemoração do atleta. Para ele, recomeçar foi uma das maiores alegrias da vida. "Foi uma alegria muito grande, eu não sabia se chorava, ou ficava rindo. Então eu fiquei com aquela cara de abestado", disse.
Carlos perdeu o movimento das pernas em um acidente de carro. Ele estava com cinco amigos, quando saíram de Cariacica, na Grande Vitória, com destino à praia de Jacaraípe para surfar. O condutor do veículo perdeu o controle da direção e capotou. "Meio que cortou os meus sonhos e isso também cortou um pouco da minha alegria e a minha vontade de viver", lembrou.
Paraplégico voltou a surfar no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Paraplégico voltou a surfar no Espírito Santo
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Após o acidente, a vida de Carlos mudou. O recomeço e a volta para as ondas não foi uma tarefa fácil. Ele enfrentou uma depressão e tentou tirar a própria vida. Apesar do momento difícil, agora, ele só pensa em viver intensamente. Todo final de semana, o surfista acorda cedo para pegar as melhores ondas. "Entro na internet para ver se está legal, ligo para os amigos de Jacaraípe para ver se está rolando onda", contou.
Ao chegar na praia, Carlos vai para a água com Juliano Moulin, um instrutor e amigo. A determinação do surfista impressiona o instrutor que o acompanha desde o acidente. "Ver ele sorrindo de orelha a orelha, como ele fala, não tem preço. Fico muito feliz de fazer parte dessa história dele. Carlos Kill é superação", disse.
E para vencer no esporte, enfrentar as dificuldades impostas pela cadeira de rodas, Carlos se espelha em dois atletas. O primeiro vem do mundo da luta, e é um dos maiores ídolos do UFC. "Eu gosto muito do Vitor Belfort, do estilo como ele encara o esporte, as dificuldades. Ele já teve muito problemas  dentro e fora do octógono (como o desaparecimento da irmã). E nem por isso ele desistiu. A forma como ele luta também, sempre indo pra cima dos adversários. Você vê o amor dele pelo que faz, pelo o esporte. E isso motiva qualquer um. Eu sou muito fã dele. Quem sabe não vou encontrá-lo um dia", disse.
O outro é do surfe, e encara as temidas ondas gigantes: "O Pedro Scooby é 'o cara' do free surfe e das ondas gigantes. Sou fã dele também. Fazer o que Scooby faz não é pra qualquer um, tem que se superar a cada dia, a cada onda. E isso eu levo pra mim. Me superar a cada instante, pois não é fácil ser cadeirante. Sei que passo por muitas dificuldades, mas também sei que milhares de pessoas também, algumas, mais do que eu, inclusive. Aquela fase que eu tentei suicídio ficou para trás. Agora eu só quero é viver", finalizou.
Carlos Kill se prepara para surfar no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Carlos Kill se prepara para surfar no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Presente dos ídolos
Para presentear o fã, Scooby e Belfort gravaram mensagens, transmitidas a Kill através do programa Estação Esporte, meste sábado (29). Confira a vídeo ao lado.
O surfista foi o primeiro a mandar palavras de incentivo. "Fala, Carlos. Beleza? Que honra que você é meu fã, acabei de ler a sua história e agora eu que sou o seu fã. Que bom que você está de volta para o surfe, que bom que você superou tudo isso, eu acho que as pedras que a gente encontra no caminho a gente tem que pegar e construir o castelo lá na frente. Tem que ser guerreiro, a gente passa por problemas mesmo, mas que bom que você superou isso e está de volta. Cara, vambora, muita força e quando vier para o Rio é só dar um alô para a gente pegar uma onda junto", convidou.

Depois, Vitor Belfort também se expressou. "E aí, Kill. Aqui é Vitor Belfort. Fiquei muito feliz em saber que você é fã de UFC e meu fã. Você falou que se inspira em mim, mas quero que saiba que eu me inspiro em você. São pessoas como você que eu trago para dentro da minha casa e divido com minha família. São homens que nunca desistiram da vida. E você é um guerreiro, você é um campeão de verdade, um campeão de vida. Eu queria te dizer o seguinte, irmão: surfar como você, só você mesmo. Inclusivevou ligar agora para o meu amigo Kevin Slater e pedir para ele fazer um vídeo para você. Você merece. Conto com a sua torcida no dia 28 de fevereiro de 2015, seremos campeões do mundo juntos, em Los Angeles. Conto com sua torcida. Forte abraço e um beijo no coração."
* Com colaboração de Humberto Gomes, da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário