MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de novembro de 2014

Metalúrgicas de Caxias do Sul dão férias coletivas para evitar demissões


Cerca de 35 mil trabalhadores devem parar no fim do ano, diz sindicato.
Setor metalmecânico acumula perdas de R$ 4 bilhões no ano.

Do G1 RS
Metalúrgicas de Caxias do Sul, na serra gaúcha, já demitiram quase 5 mil trabalhadores nos últimos 12 meses, segundo o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas da cidade (Simecs). Para evitar novas demissões, cerca de 70% dos 50 mil trabalhadores do setor receberão férias coletivas em dezembro, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo). 
Uma das indústrias da cidade, por exemplo, decidiu liberar os 13 funcionários entre os dias 22 de dezembro e 5 de janeiro. Foi a alternativa encontrada depois que as vendas caíram 30%. "Esse ano nós fizemos duas paradas. Uma no mês de julho, de 15 dias, e mais 15 dias agora em dezembro", conta a gerente da empresa, Greice Costa Firmo.
As férias coletivas são comuns nesta época, mas neste ano as paradas devem ser prolongadas e atingir cerca de 35 mil trabalhadores só em Caxias por causa das dificuldades enfrentadas pelo setor.  "Vai atingir cerca de 70% da categoria em férias coletivas a partir do dia 22 até 10 ou 15 de janeiro por aí", diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Assis Melo.
O setor metalmecânico amarga grandes perdas no ano. A média é de 20% a menos no faturamento, o equivalente a R$ 4 bilhões. As exportações também caíram. "Os estoques das nossas empresas estão altos, equivalem a três meses de trabalho, quando o normal é um mês. E não tem perspectiva de venda desses produtos", diz o presidente do Simecs, Getúlio Fonseca.

O economista Venâncio Zulian diz que as dificuldades começaram em 2010 por causa da concorrência com o mercado asiático, onde o custo de produção é mais barato. Ele prevê uma recuparação só a partir de março do ano que vem. "O empresário precisa ter confiança nas variáveis macroeconômicas para poder voltar a investir. Eles esperam uma política de longo prazo para a indústria", analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário