MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Protesto contra a Copa reúne 500 pessoas no Centro de São Paulo


Ato ocorreu pacificamente e terminou sem detidos.
Polícia Militar estreou armadura conhecida como 'Robocop'.

Do G1 São Paulo
Cerca de 500 pessoas participaram de um protesto contra gastos públicos na Copa do Mundo na tarde deste sábado (31). Policiais militares acompanharam o grupo usando, pela primeira vez, o exoesqueleto apelidado de 'Robocop'.
O ato começou por volta das 16h em frente ao Theatro Municipal, no Centro de São Paulo. Os manifestantes marcharam até a Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda, onde fizeram um minuto de silêncio em homenagem a operários mortos em obras em estádios.
A manifestação ocorreu pacificamente e não houve registro de atos de violência. Além de policiais equipados com a armadura 'Robocop', a 'Tropa do Braço', formada por policiais treinados em artes marciais, também acompanhou o ato.
Dentro do Metrô Barra Funda, catraca é quebrada durante protesto em São Paulo (Foto: Caio Prestes/G1 São Paulo)Dentro do Metrô Barra Funda, catraca é quebrada
durante protesto em São Paulo
(Foto: Caio Prestes/G1 São Paulo)
Ao final do protesto, um grupo de manifestantes se dirigiu à estação Barra Funda do Metrô. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, alguns manifestantes pularam as catracas e foram abordados por agentes de segurança, que pediram para que as passagens fossem pagas. Um validador de Bilhete Único em uma catraca no acesso à CPTM foi quebrado.
Robocop
Policiais militares utilizam pela primeira vez kits de equipamento comprados para controle de possíveis distúrbios durante o Mundial. O material conta com exoesqueleto apelidado de ‘Robocop’.
Apesar de manifestantes acharem que o patrulhamento era feito pela Tropa de Choque, o coronel Carlos Celso Savioli, comandante da Tropa, informou que os policiais presentes na manifestação não fazem parte de seu grupamento. “Os policiais que estão fazendo a segurança neste momento perto do ato no Theatro Municipal não são do Choque”, afirmou Savioli à equipe de reportagem.
Segundo o oficial, os policiais que usaram os escudos, capacetes e uma espécie de armadura são policiais militares que já atuam nas manifestações. “O Choque emprestou o escudo para eles”, explica.
Além do uso do equipamento, os policiais também filmaram os manifestantes durante o protesto.  O G1 contou ao menos 150 policiais utilizando a armadura.
  •  
Manifestantes queimam bandeira do Brasil durante protestos contra a Copa do Mundo em São Paulo neste sábado (31) (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)Manifestantes queimam bandeira do Brasil durante protestos contra a Copa do Mundo em São Paulo neste sábado (31) (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)
O G1 contou ao menos 105 policiais equipados com armaduras em frente ao Theatro Municipal. (Foto: Fabio Tito/G1)O G1 contou ao menos 105 policiais equipados com armaduras em frente ao Theatro Municipal. (Foto: Fabio Tito/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário