MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Evite jogar no lixo os remédios vencidos


por
Rayllanna Lima
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: SXC/Creative Commons
O único local correto para o descarte de medicamento vencido é em farmácias que possuam o Programa de Descarte
O único local correto para o descarte de medicamento vencido é em farmácias que possuam o Programa de Descarte
Você sabe o que deve ser feito com medicamentos vencidos? Essa é uma questão que não costuma passar pela cabeça da população. O descarte inadequado de medicamentos vencidos podem causar danos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
O lixo doméstico ou o vaso sanitário não são o destino recomendado para esses produtos. Mas então, o que fazer com esses medicamentos quando eles não são consumidos e perdem o prazo de validade?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estima-se que de 5 mil a 34 mil toneladas de medicamentos são geradas anualmente no país.
De acordo com a farmacêutica da Secretária Municipal de Saúde Salvador (SMS) Maria Fernanda Barros, o melhor destino para esses remédios é em farmácias.
“O único local correto para o descarte de medicamento vencido é em farmácias que possuam o Programa de Descarte. Quando medicamentos são jogados em lixo domiciliar, esgoto ou vaso sanitário pode causar danos ambientais e danos para a saúde da população. Como dano ambiental pode ter contaminação da água, do solo e de animais. Como danos à saúde podemos citar intoxicação por medicamento”, explica Maria Fernanda.
Ainda de acordo com a farmacêutica, existe na capital baiana um grupo de estudo sobre descarte de medicamentos vencidos ligado ao Conselho Regional de Farmácia, onde farmacêuticos e outros setores da comunidade estão envolvidos, que possui relação direta com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde. “O próximo passo do grupo é realizar campanhas educativas para orientar a população e capacitar multiplicadores”, afirma.
Orientações sobre o descarte correto de remédios que já passaram da validade também são passadas em campanhas feitas por universitários. É o que afirma a formanda em Farmácia na Faculdade de Tecnologia e Ciências, Daiane Bastos. “Lutamos para que o descarte correto seja feito. Em 2013 fizemos uma campanha em um colégio no Bairro da Paz, onde tentamos conscientizar às pessoas para não misturar esses tipos de medicamentos com o lixo comum, e levarem aos postos”, disse.
De acordo com Daiane, além das farmácias preparadas para receber tais medicamentos, as universidades que possuem o curso de Farmácia também são uma opção para descarte correto.
Graças ao programa Descarte Consciente, os soteropolitanos podem evitar que remédios vencidos causem intoxicação ou contaminem solos e cursos d’água com substâncias químicas. A ação do programa envolve um sistema de recolhimento e destinação correta de medicamentos vencidos ou em desuso.
Criada pela Brasil Health Service (BHS), empresa de tecnologia e inovação em saúde, a iniciativa tem validação da Anvisa e é promovida em parceria com integrantes da cadeia produtiva farmacêutica.
A Farmácia-Escola da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Farmácia Popular do Brasil) participa deste projeto, contando com um preservômetro, que é uma estação coletora que foi desenvolvida com alta tecnologia e segurança visando a atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.
Além da Farmácia Popular do Brasil, outros pontos de coleta no estado da Bahia são as farmácias: Apoio, A Fórmula, Bompreço, Santana, Pague Menos e Drogasil.
O que fazer
1. Separa em sua casa Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.
2. Descarte corretamente - Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes. Na estação coletora, siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário