MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de dezembro de 2013

Magia do cacau transforma o Sul da Bahia com a Estrada do Chocolate


Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: João Ramos/ Bahiatursa
A estrada é cercada pelas belezas naturais das antigas fazendas de cacau
Inspiração para o escritor Jorge Amado, que tão bem soube difundir os hábitos, as tradições e o jeito de ser de um povo que viveu sob a influência dos chamados “frutos de ouro”, Ilhéus (BA) hoje é vista como um paraíso doce para os turistas. A cidade vivencia o nascimento da Estrada do Chocolate, um novo produto que aposta suas fichas no turismo rural como fonte de sustento de diversas famílias.
Com 35 quilômetros de extensão, a estrada é uma alternativa cercada pelas belezas naturais das antigas fazendas de cacau, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau (BA), a 400 quilômetros de Salvador.  Trata-se de uma região de boas praias e Mata Atlântica nativa, onde o turismo tem prestígio, mas pode ter seu potencial ainda melhor explorado com as fazendas de cacau.

Para aproveitar esse potencial, a Estrada do Chocolate oferece aos visitantes uma oportunidade de vivenciar o turismo rural, com direito a passeios pelas fazendas e o acesso à experiência daqueles que conhecem a história dos coronéis de cacau e casos pitorescos.
Fazendas como Riachuelo, Provisão, Mocambo, Almada, Renascer e Leão do Ouro, famosas pela cultura tradicional do cacau, estão abertas à visitação pública. Os visitantes podem conhecer o rico mobiliário colonial, típico da época dos coronéis, e acessar um vasto acervo sobre a cultura do cacau. O ponto alto da visita inclui um passeio pelas fazendas, acompanhando todo o processo de coleta e preparo da semente, a produção e a degustação do chocolate.
Horizontes
a opinião do biólogo Raimundo Mororó, da Fazenda Riachuelo, com a Estrada do Chocolate se abrem novos horizontes. “A Estrada do Chocolate vem para formatar um produto já pronto. O cacau e o chocolate, associando-se ao turismo, tornam o destino sustentável economicamente”, avalia.
Ele conta que o turista pode conhecer, na Fazenda Riachuelo, além do preparo de vários tipos de doce à base do cacau, todo o sistema de produção relacionado ao chocolate, do cultivo à embalagem, além de desfrutar de belas paisagens, vivenciando as fortes raízes culturais.
A Fazenda Mocambo, que também tem muito a oferecer para o roteiro turístico,  está sendo transformada em hotel para fomentar o fluxo de visitantes. E a Provisão oferece um cenário com barcaças de secagem do cacau, capela e o Rio Almada, que passa em toda a extensão da propriedade. A casa é em estilo colonial e abriga um museu com objetos que pertenceram ao intendente de Ilhéus, coronel Domingos Adami.
Café e quitute local feito à base de cacau
Já na estrada Itacaré-Ilhéus, junto à Casa da Tapioca, é possível conhecer o Café Cacau, que nasceu na Vila São José. O estabelecimento foi criado pela pequena empresária Marli Brito, 42, que produz mais de 100 itens feitos com cacau, mantendo o excelente sabor proporcionado pela forma artesanal de produção, como geleia, mel líquido, trufas – também com cupuaçu, bolos, patês, milk shakes, chocolates quentes e o tradicional café com cacau, dentre outros.
A pequena empreendedora é a primeira dos sete filhos de Nanci e Gilberto Alves de Lima, conhecido como “seu Beca”. Nativa de Taboquinhas (distrito de Itacaré), Marli herdou a fazenda de seu pai, que em vida resolveu distribuí-la com os sete filhos.
Com orgulho, ela conta que aprendeu muito com os ensinamentos de seu Beca e dona Nanci, por isso coloca amor em tudo o que faz. “É um privilégio ter sido criada na zona rural. Hoje tiro proveito da natureza, mas me preocupo em preservá-la. Aprendi com meu pai que não se deve quebrar os galhos nem arrancar as folhas das árvores”, pontua.
O Café com Cacau já foi visitado por famosos como os atores Juliana Paes, Camila Pitanga, Suzana Vieira, Reynaldo Gianecchini, que provaram e aprovaram os seus quitutes. Também já ganhou os holofotes com divulgação em revistas e até na TV, o que contribuiu para o seu reconhecimento nacional e internacional.
Os visitantes também podem fazer um combinado com passeios ecológicos, pescaria, equitação, fabricação de chocolate e diversas outras atividades. Além, é claro, de passar uma tarde com Marli, degustando várias guloseimas feitas artesanalmente.
História
Ilhéus foi fundada em 1534 e elevada à categoria de cidade em 1881. Também conhecido como ‘Capital do Cacau’, o município tem uma economia baseada no turismo, indústria e agricultura. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas depois da vassoura de bruxa, que infestou as plantações, a produção foi consideravelmente reduzida.
Além de abrigar um importante polo de informática e eletroeletrônicos, é também um centro regional de serviços. Atualmente, o município sedia uma universidade estadual, um porto internacional e o Aeroporto Jorge Amado, entrada para destinos muito procurados, como a própria Ilhéus, Itacaré, Canavieiras e Maraú. Tudo isso aliado a um conjunto de estradas estaduais e federais que interligam a cidade com praticamente todo o Brasil.
Como chegar:
--Via terrestre:
Distância: 464 km de Salvador.
Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, subir o viaduto que dá  acesso à BR-101, daí seguir pela BA- 415 até Ilhéus, ou a 252 passando por Uruçuca até Ilhéus.
De ônibus, sair do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca [+ 55 71 4004 1010].
Para maiores informações sobre as condições das estradas, acesse o site do DNIT. Informações sobre ônibus, consultar site da AGERBA: www.agerba.ba.gov.br/transporte/duas_localidades.asp
-- Via aérea:
Sair de Salvador com destino a Ilhéus em voos diretos pelas empresas Tam [0300 123 1000] e Gol [0300 789 2121]. Voos diários. Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
-- Via marítima:
O Porto do Malhado serve de ancoradouro para navios vindos de todas as partes do mundo.
Como Visitar as Fazendas:
-- Fazenda Riachuelo
20 km do Centro de Ilhéus
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 15
Tel (73) 3633-6899
-- Fazenda Provisão
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 27
(73)9906-9903 / (071)9975-7495
-- Fazenda Renascer
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 25
(73) 3231-3996
-- Fazenda Almada
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 18,5
Tel: (73) 3633-6649/(73) 3689-4053/ (73) 9983-5500
-- Fazenda Mucambo
(73) 3234-1212
Onde ficar
-- Hotel La Dolce Vita
Endereço: Rua  A, nº 114 – Rodovia Ilhéus-Olivença, km 2,5, Loteamento Jardim Paraíso. Telefone: 73 3234.1212
res@ladolcevita.com.br
Resort Tororomba
Rod. Ilhéus-Una – Km 21
Tel: (073) 3234-1400
e-mail: reservas@tororomba.com.br
-- Jardim Atlântico Beach Resort
Rodovia Ilhéus-Olivença, Km 2 – Loteamento Jd. Atlântico
Tel: (73) 3632-4711
e-mail: reservas@resortjardimatlântico.com.br
-- Kani Resort
Ilha da Atalaia
Canavieira – Bahia
Tel: (073) 9111-44967
-- Village Back Door Hotel
Rod. Ilhéus-Olivença, Km 13,5
Tel: (73) 3269-1141/ (73) 3269-1649
Email: reservas@villagebackdoor.com.br
-- Indaiá Eco Village
Rod. Olivença-Una – Km 27 – Praia do Acuípe – Ilhéus-Bahia
Tel: (73) 3634-1197/3634-6667
Email: villageindaia@uol.com.br
-- Ecoporan
Itacaré – Ba.Tel: 3251-2470/
E-mail: reservas@villaecoporan.com.br
-- Ilhéus Hotel
Rua Eustáquio Bastos, n° 144 – Centro de Ilhéus
Tel: (73)3634-4242
-- Aratama Pousada
Av. Beira Mar, 1.200 – Ilha de Atalaia – Canavieiras – Ba.
Tel: 3284-2347
info@aratamapousada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário