MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Veterinário dá dicas para evitar estresse dos animais com os fogos


Melhor método é manter os bichos em fechados em ambientes tranquilos.
Veterinário também recomenda colocar um tampão de algodão no ouvido.

Do G1 PR, com informações da RPCTV Foz do Iguaçu
1 comentário
O barulho dos fogos de artifício em festas de fim de ano pode deixar os animais de estimação assustados, agressivos e até tentarem fugir das residências. Isso ocorre porque eles têm a audição bastante sensível. Segundo os veterinários, para evitar problemas, o melhor método é manter os animais fechados em um ambiente tranquilo para deixá-los confortáveis. Além disso, colocar um tampão de algodão no ouvido do animal.
“Esse tampão pode permanecer até duas ou três horas sem provocar qualquer tipo de dano. E ele provoca uma redução de até 70% da intensidade dos sons externos. Isso vai fazer com que o animal tenha um pouco mais de conforto ou talvez até não ouça aqueles ruídos dos fogos naquele momento que eles estejam ocorrendo”, explica o veterinário Luiz Carlos Dembogurski.
Segundo Dembogurski, para deixar o animal tranquilo, é melhor deixá-lo se esconder e não fazer agrado. “É muito comum você ter um animal quando, por exemplo, vive no interior da casa, a tendência dele é se esconder debaixo de cama, debaixo de objetos. Melhor deixá-lo no ritmo dele, deixa ele se esconder. Não faça agrado, não chame, não venha falando palavras de carinho para ele nesse momento. Se possível, joga um biscoitinho para ele, deixe o naquele local”, disse.
A família da jornalista Marcele Barrocas, que também é protetora dos animais e mora em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, adora bichos e mantém eles dentro de casa. Para isso, precisa tomar cuidado nas épocas de festas para deixar os animais tranquilos. “Bom, primeira coisa, já deixei de viajar há quatro anos porque eu tenho dó de deixar eles sozinhos por causa dos fogos. Então, eu faço o seguinte: deixo todo mundo na sala comigo, fecho tudo, ligo o ar condicionado para abafar um pouco os ruídos, ligo o som e continuo a minha festa”, garante.
Pets devem ficar livres para procurar abrigos em que se sintam seguros (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Pets devem ficar livres para procurar abrigos em que se sintam seguros (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário