MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de dezembro de 2013

Governo promete reduzir burocracia e impostos para pequeno empresário


Ministro da Micro e Pequena Empresa falou ao 'PEGN'.
Portal que simplifica abertura de empresas deve funcionar em junho.

Do PEGN TV

O Brasil tem hoje 8 milhões de pequenos negócios, e a vocação empreendedora é cada vez mais forte no país. Apesar disso, a burocracia ainda atrapalha o sonho de quem quer abrir uma empresa.
Para 2014, a nova Secretaria Federal da Micro e Pequena Empresa – com status de ministério, sob comando de Guilherme Afif Domingos – promete uma formalização mais rápida, e anuncia mudanças para o Simples Nacional.
“A missão do Ministério é a coordenação de ações para uma política pública voltada para a micro e pequena empresa para fazer valer o artigo 179 da Constituição, que obriga a um tratamento diferenciado para a micro e a pequena empresa”, diz o ministro ao PEGN. “Hoje a legislação ignora isso”. “Nós precisamos agora fazer um grande trabalho para descomplicar, desburocratizar porque é isso que mata a micro e a pequena empresa”.
Uma das medidas que o novo ministério pretende implantar é a redução de impostos do simples para os empresários. Hoje, apenas algumas categorias se enquadram neste regime. Mas a secretaria quer começar o ano com isso resolvido.
Segundo Afif, o Simples deveria valer para microempresas com receita bruta anual de até R$ 360 mil, e para pequenas empresas até R$ 3,6 milhões. “E quem estiver dentro dessa faixa é (do regime de tributação) Simples. Não há como discriminar”, explica.
O Simples Nacional unifica os impostos federais, estaduais e municipais e reduz a carga tributária. Hoje, quem não está no regime reclama dos altos impostos.
“É muito imposto. É muita coisa. Se a gente já passa aí cinco meses do nosso salário em imposto, imagina o empresário então que é muito mais coisas. Além da conta física a conta da empresa”, reclama o empresário Paulo Ramos.
Burocracia e crédito
“Ser empresário é o grande sonho do brasileiro. Uma pesquisa do Sebrae aponta que três em cada quatro brasileiros querem montar um negócio próprio. É a maior taxa de intenção de empreendedorismo do mundo. E a mesma pesquisa mostra que o brasileiro quer empreender não por necessidade ou porque perdeu o emprego, mas por enxergar uma oportunidade de negócio.
Mas hoje o sonho de formalizar o negócio próprio esbarra na burocracia. Em outros países, como nos EUA, em apenas cinco dias se abre uma empresa. No Brasil, o tempo médio é de seis meses.
“Nós recebemos uma determinação da presidenta Dilma de implantar a Redesim, que é um Portal de abertura e fechamento de empresa. É uma janela única: o empresário só vai num balcão para abrir e fechar, que é a Junta Comercial”, explica Afif. A expectativa é que esse portal esteja funcionando, em fase de testes, em junho de 2014.
O pequeno empresário também enfrenta dificuldade para conseguir crédito para empreender – embora o crédito para o consumidor seja fácil de obter.
“Essa disparidade entre o apoio ao crédito do consumo e o não apoio ao crédito de produção é que nós temos que equacionar. Portanto, nós temos que fazer financiamentos de máquinas novas e usadas,com prazos mais longos, 36, 40, 50 meses para ele ter condições de pagar”, diz o ministro Afif.
CONTATOS:
SECRETARIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Ministro Guilherme Afif Domingos
Telefone: (61) 3411-3608
E-mail: smpe@planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário