MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A chuva vai embora, e ficam as doenças


O alerta é para aumento nos casos de dengue e leptospirose


Depois que a chuva vai embora, fica a preocupação com as doenças provocadas pelas enchentes. E o alerta da Secretaria de Estado da Saúde é principalmente para a dengue. Até o dia 14 deste mês, foram registrados 81.338 casos.

“Neste ano, estamos vivendo a pior epidemia da história da dengue no Espírito Santo e tememos que em 2014 ela venha também com muitos casos e óbitos”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde do Estado, Gilsa Rodrigues.

O tipo 4 da doença, que ainda não se manifestou em muitos municípios, é outra preocupação.
 
Foto: Reprodução / TV Gazeta
Reprodução / TV Gazeta
A família da autônoma Solange (à dir.) ficou doente após contato com a enchente. Suspeita é de que seja dengue
 
 

Sintomas

Procurar uma unidade de saúde, evitar anti-inflamatórios e abusar da hidratação são as principais dicas aos primeiros sintomas da doença, como dores no corpo e febre.

Com a diminuição das chuvas, esse é o momento de desobstruir as calhas, checar se a caixa d'água está coberta, virar as garrafas de boca para baixo, colocar os pneus ao abrigo da chuva e tirar toda e qualquer possibilidade de o mosquito da dengue depositar os seus ovos.

Outras doenças que surgem do contato direto com a água da chuva tendem a aumentar nos próximos dias. Segundo Gilsa Rodrigues, elas podem se manifestar em poucos dias ou demorar. "Os sintomas costumam aparecer de 7 a 10 dias após o contato, mas podem surgir em até 45 dias", diz.

Contato

Pessoas que se cortaram e tiveram contato com água de enchente devem ter cuidado extra. “Essas pessoas precisam procurar uma unidade de saúde levando o cartão de vacina. Nossa preocupação nesse caso é com o tétano", aponta Gilsa.

A leptospirose é uma das mais graves por causa da alta letalidade. "É uma doença que pode acometer gravemente as pessoas, e os sinais e sintomas são muito parecidos com a dengue", orienta.

Para evitar essas doenças, jogue fora alimentos com lama, e não entre em contato com a água das chuvas. "Às vezes, micro lesões que nem vemos podem permitir a contaminação. Não deixe crianças e idosos nessa água", reforça o médico Leonardo Lence.

De uma semana pra cá, quase toda a família da autônoma Solange Maria Botto ficou doente, com os mesmos sintomas. E a suspeita é de que seja dengue. Eles começam a se sentir mal após terem contato com a água da enchente. A família mora no bairro Guaranhuns, em Vila Velha, que está alagado. A água da chuva permanece no quintal da casa.

As doenças

Leptospirose
Doença infecciosa causada por bactéria, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece pela água ou lama contaminadas. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.

Diarreia
Pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.

Febre tifoide
Causada por bactéria e relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os sintomas.

Hepatite A
Doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. Sintomas: perda de apetite, febre, dores no corpo, pele com cor amarelada e fezes brancas. 
GAZETAONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário