MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de dezembro de 2013

Justiça manda ANTT suspender leilão de linhas interestaduais de ônibus


Agência informou que vai adotar medidas para revogar a decisão.
Leilão estava previsto para ocorrer entre maio e junho de 2014.

Fábio Amato Do G1, em Brasília

A Justiça determinou a suspensão do leilão de linhas interestaduais de ônibus que estava previsto para acontecer entre maio e junho de 2014, segundo liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que vai recorrer da decisão.
A liminar foi concedida pelo desembargador federal Jirair Aram Meguerian na quarta-feira (18) e atendeu a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.
O sindicato questiona os prazos determinados pela ANTT para se contestar o edital (até 10 dias antes da data de entrega das propostas) e para que a agência dê resposta a esses pedidos de impugnação (2 dias antes da data prevista para abertura dos envelopes, ou seja, do leilão).
Na visão do desembargador, a legislação em vigor prevê que o prazo para dar entrada em pedidos de impugnação seja de até 2 dias antes da entrega das propostas. Já as respostas a eles devem ser dadas até 3 dias antes do leilão.
“Neste ponto, importante destacar a relevância da tese do agravante no sentido de que a limitação do prazo de impugnação ao edital a até dez dias úteis antes da data estabelecida para a entrega dos envelopes, quando deveria ser até dois dias úteis antes da data de abertura dos envelopes, ou cinco dias úteis para impugnação por parte de qualquer cidadão, afasta a possibilidade de que os licitantes apontem inconsistências em certame de fundamental relevância e importância para o país e que, a depender da resposta da administração, apresentem impugnação complementar”, diz Meguerian na decisão.
Procurada, a ANTT informou que “foi intimada [da liminar] e está tomando as providências necessárias para suspender o leilão”. Além disso, informou que “adotará as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de revogar essa decisão”.
Primeiro leilão do país
O leilão seria o primeiro envolvendo as linhas interestaduais de ônibus no país - as linhas sempre foram operadas em regime de permissão.
Um decreto de 1993 determinou o leilão das linhas e estabeleceu que as permissões deveriam expirar em 2008. Mas como na época o governo ainda não tinha pronto o modelo de licitação, as empresas de ônibus passaram a atuar sob autorização especial – situação que vigora até hoje.
No total, vão ser licitadas mais de 2.100 linhas. E para que todas as regiões sejam atendidas, os trechos foram divididos em 54 lotes, que misturam rotas lucrativas e outras nem tanto.
As empresas vão disputar o pacote fechado e quem ganhar a linha que liga Rio e São Paulo, por onde circulam quase 1,5 milhão de pessoas por ano, leva junto outras que cortam o interior do Brasil, como a que vai de Garanhuns, no sertão pernambucano, a Volta Redonda, no Rio.
A ANTT acha que o leilão vai aumentar a concorrência entre as empresas. Algumas que já exploram determinados trechos há muitos anos podem perder a concessão, a não ser que apresentem propostas muito interessantes para o consumidor. Ou seja, preços mais baixos para as tarifas.
O novo modelo de concessão determina que os ônibus poderão circular por no máximo dez anos. A vida útil da frota terá que ser de cinco anos, em média. Todos vão ter equipamentos de localização, como GPS, e de controle de emissão de bilhetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário