MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

União autoriza exercício de médicos uruguaios em hospital de Quaraí, RS


Publicação no Diário Oficial confirma registro único a 16 profissionais.
Secretária do município diz que é difícil encontrar médicos brasileiros.

Tatiana Lopes Do G1 RS

Dezesseis médicos uruguaios ganharão registro único para trabalhar de forma regular na Fundação Hospital de Caridade de Quaraí, município que faz fronteira com o Uruguai no Rio Grande do Sul. A autorização da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde publicou a portaria que autoriza o exercício no Diário Oficial da União.
A Prefeitura de Quaraí entrou com uma ação na Justiça para regularizar a atuação dos profissionais uruguaios, e a 1ª Vara Federal de Santana do Livramento decidiu conceder o registro único. Agora, a União cumpre a medida.
"É muito difícil conseguir médicos brasileiros aqui no interior, principalmente anestesistas. Lutamos por essa validação há anos", disse ao G1 a secretária da Saúde de Quaraí, Izar Mirailh, na tarde desta terça-feira (31). Ela comemorou a publicação. "Venho conseguindo isso aos poucos. Agora eles vão poder medicar e receitar sem a assinatura de um médico brasileiro. É sempre uma boa notícia".
De acordo com a União, o registro concedido possui caráter provisório e terá validade enquanto vigorar a decisão judicial que lhe determina a expedição. A data não foi especificada.
Os médicos uruguaios que foram autorizados ao exercício regular no hospital não fazem parte do programa Mais Médicos. O município conta com quatro estrangeiros dentro do programa federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário