Dicionário Wapichana e gramática Macuxi foram escritos por estudiosos.
Lançamento ocorreu sábado (25), na comunidade indígena da Malacacheta.
Neste sábado (25), na comunidade indígena da Malacacheta, região Serra da Lua, no município do Cantá, será realizado o lançamento dos dois livros, o dicionário Wapichana / Português 'Paradakary Urudnaa' e uma gramática 'Senuwapainîcon'.
Segundo o professor Silas Cavalcante, o livro passou por vários processos de pesquisa, devido a questão da importância da língua e as variações de comunidades existentes no estado. "Em conformidade da questão de fazer valer a língua Macuxi, por mais que esteja quase extinta. Mas a partir deste momento, eles estão trazendo novamente esta valorização da cultura Macuxi e Wapixana", disse.
Para a professora e coordenadora do programa de valorização das línguas e cultura Macuxi e Wapixana, Maria Bárbara, o local escolhido para o lançamento foi a comunidade da Malacacheta, devido ser receptivo às atividades do programa, que já vem sendo desenvolvido desde 2009, além de muitos professores serem nascidos na região.
"O dicionário e a gramática são um desafio para o povo indígena e para Roraima também, uma vez que nós contamos com uma diversidade de povos. E é esse trabalho que a Universidade tem buscado desenvolver junto a essas comunidades", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário