MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Familiares de vítimas do incêndio na boate Kiss protestam em Santa Maria


Grupo de até 60 pessoas percorreram o Centro, segundo estimativa da BM.
Ato ocorreu depois que acusados por homicídio doloso deixaram presídio.

Bruna Taschetto Da RBS TV
 
Familiares de vítimas do incêndio na boate Kiss protestam (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)Familiares de vítimas do incêndio na boate Kiss bloqueiam
avenida em Santa Maria (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)
Familiares e amigos de vítimas do incêndio na boate Kiss, que causou 242 mortes, realizaram no final da noite desta quarta-feira (29) um protesto no Centro de Santa Maria contra a liberdade aos quatro acusados de homicídio no caso, concedida à tarde pela Justiça do Rio Grande do Sul. Segundo estimativa da Brigada Militar, havia entre 50 e 60 pessoas. O protesto, que ocorreu horas depois de os presos deixarem a Penitenciária Estadual do município, seguiu durante a madrugada.
A liberdade aos sócios da casa noturna Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo dos Santos e o produtor Luciano Bonilha Leão, foi concedida dois dias depois que o incêndio completou quatro meses. A tragédia ocorreu na madrugada de 27 de janeiro na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul.
Vou lutar até o fim da minha vida pela justiça dos meus dois filhos e dos outros 240"
Helena Maria Rosa da Cruz, mãe de
duas vítimas do incêndio na boate Kiss
Os familiares que foram a Porto Alegre para acompanhar o julgamento do pedido de liberdade provisória aos acusados chegaram à noite à Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro da cidade. Lá, foram recepcionadas por outro grupo e seguiram uma caminhada até a Praça Saldanha Marinho.
"Eles não têm ideia do que é chegar em casa e ver a casa vazia, sem os filhos", disse Helena Maria Rosa da Cruz, que perdeu Mirela, de 21 anos, e José, de 18.
Helena não escondeu a revolta com a decisão da 1ª Câmara Criminal do TJ-RS. "Me sinto revoltada e indignada com a Justiça. Em que Brasil nós estamos? Em que mundo nós estamos? Vou lutar até o fim da minha vida pela justiça dos meus dois filhos e outros 240", declarou.
Da Praça Saldanha Marinho, o grupo seguiu uma caminhada pela Rua do Acampamento até a Presidente Vargas. Durante o percurso, os manifestantes bloquearam um dos principais cruzamentos da cidade, entre a Rua Venâncio Aires e a Avenida Rio Branco.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados. Dois proprietários da casa noturna e dois integrantes da banda foram presos nos dias seguintes à tragédia, mas a Justiça concedeu liberdade provisória aos quatro em 29 de maio.
Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Nenhum comentário:

Postar um comentário