MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

No Rio, ministro da Justiça confirma veto da caxirola na Copa


José Cardozo disse que chocalho é 'inadequado' em relação à segurança.
Anúncio foi feito na segunda-feira (27) e confirmado nesta sexta (31).

Do G1 Rio

'Caxirola', a vuvuzela brasileira, ganha apoio e vira projeto do governo federal (Foto: Divulgação)Caxirola, criada para ser a 'vuvuzela brasileira', pode
ser barrada na Copa (Foto: Divulgação)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou nesta sexta-feira (31), durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, Centro do Rio, que vai realmente vetar as caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown para a Copa do Mundo. De acordo com Cardozo, o instrumento não é seguro e que, por este motivo, será impedido de ser utilizado nos estádios da Copa das Confederações e no Mundial de 2014. A decisão foi tomada após uma análise técnica do instrumento.

"Houve uma posição técnica da Secretaria de Grandes Eventos em relação à caxirola, que entendia que do ponto de vista técnico de segurança pública, a caxirola não seria adequada para que pudesse adentrar os estádios. Esse estudo técnico está mantido e foi encaminhado para a coordenação da Copa e deve ser mantido", disse o ministro.
Na segunda-feira (27), o Comitê Organizador Local (COL) anunciou que o instrumento estava vetado para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo (2), no Maracanã. O anúncio foi feito durante coletiva para divulgação do esquema operacional do confronto e, segundo Hilário Medeiros, gerente de segurança do COL, o comitê esperava proibir também o instrumento durante a Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

A The Marketing Store, fabricante e distribuidora da caxirola, afirmou na terça-feira (28), em nota, que ainda estava negociando com o Governo Federal a presença do instrumento nos estádios durante a competição.
O questionamento em torno da caxirola começou após evento-teste da nova Arena Fonte Nova, em Salvador, quando torcedores atiraram as caxirolas no gramado.

Cabral: Maracanã estará 'totalmente seguro'
Também na inauguração do CICC, o governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que o Maracanã estará absolutamente seguro e que a polícia estará presente durante o amistoso Brasil x Inglaterra que acontece neste domingo (2). Esse será o último evento teste do estádio antes da Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho.
“O Maracanã é tombado, nós mantivemos todas as características dele. Foi um trabalho difícil e o local está absolutamente seguro. A polícia estará presente com o efetivo durante a partida entre Brasil e Inglaterra", disse.
Justiça revoga liminar
A Justiça do Rio revogou, na noite de quinta-feira, a liminar que suspendia o amistoso. Cabral disse que todas as questões burocráticas em torno do estádio já foram elucidadas.
“O estádio estava aquém dos outros, estava defasado. Quando assumimos já tinha uma obra em andamento, mas não era satisfatória. Estamos entregando um estádio que eu acredito que seja um dos melhores do mundo. Será um local para entretenimento de toda a família".

De acordo com a assessoria de imprensa do governador, o laudo não havia sido entregue à Superintendência de Desportos do Rio (Suderj) por falha burocrática. Com a cassação da liminar, a partida está confirmada.
Maracanã iluminado após reforma (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)Maracanã iluminado após reforma (Foto: Marcos
Estrella/TV Globo)
Suspensão a pedido do MP
Na tarde de quinta, o plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio havia concedido liminar suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra no Maracanã. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual, que alegou falta de segurança para o público, e aceito pela juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que responde pelo plantão judiciário.

Entenda o caso
Na decisão que suspendia a partida, a juíza determinava que fossem apresentados laudos que comprovando que o Maracanã está apto a receber torcedores sem que haja risco de segurança. "Afinal, a não concessão da liminar requerida se afiguraria bem mais gravosa do que seu deferimento, já que o jogo seria realizado sem se averiguar se há condições satisfatórias nos quesitos de segurança e higiene, podendo colocar em risco a segurança dos que lá estiverem", afirmou a juíza Adriana Costa dos Santos, que havia concedido a liminar.
A Justiça havia fixado ainda multa de R$ 1 milhão para cada jogo ou evento realizado irregularmente, antes da liberação do Maracanã para receber torcedores.
Falta de segurança
O MP-RJ  entrou com uma ação civil pública em face da Confederação Brasileira de Futebol, Comitê Organizador Brasileiro Ltda (COL) e José Maria Marin, presidente da CBF, pedindo a proibição da realização de jogos e eventos no estádio do Maracanã, inclusive o amistoso entre Brasil e Inglaterra, até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos. A Promotoria alega preocupação com a segurança dos torcedores.
O Ministério Público ainda informou, na petição inicial, que não foram entregues os laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, fundamentais para se atestar a segurança e viabilidade do estádio para realização de eventos. A Promotoria ressaltou ainda que, até o mês de abril de 2013, a vistoria realizada pela Policia Militar indicava que o Maracanã não estava apto a receber público para eventos, em virtude das inúmeras restrições. O MP-RJ alegou na ação que o jogo realizado no dia 27 de abril (Amigos de Bebeto contra Amigos de Ronaldo) mostrou que havia inúmeros problemas.
Maracanã em obras (Foto: André Mourão/ Agência O Dia)Maracanã em obras na noite desta quinta-feira (Foto: André Mourão/ Agência O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário