Clareador dental, binóculos, castanhas e biquíni também voltam na mala.
Fazer compras é a atividade preferida do turista do Brasil que vai ao país.
Apesar de os itens mais procurados continuarem sendo os tradicionais eletrônicos, peças de roupa e cosméticos, o turista do Brasil não resiste aos preços mais baixos e compra de tudo quando vai ao país.
compraram pano de prato e torradeira
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
É o caso da professora de pintura Carolina Cerezuella, de 32 anos. Moradora de Santo André (SP), ela vai de três a quatro vezes ao ano para os EUA para feiras e eventos de trabalho, principalmente em cidades como Orlando, Las Vegas e Chicago.
Além de maquiagem, roupas e sapatos, ela cita, entre suas aquisições, adesivos para as unhas, tratamento de clareamento dental, itens de papelaria para scrapbooking (um tipo de álbum de fotos artesanal) e ingredientes comestíveis que são caros no Brasil, como castanhas e pinoli.
Em Orlando a passeio por uma semana, os administradores Nataly Brisola, de 30 anos, e Willian Brisola, de 26, que moram em São Paulo, também diversificaram o foco das compras.
Além de roupas, máquina fotográfica, tênis e relógio, o casal comprou torradeira e sanduicheira em um supermercado e até panos de prato.
(abaixo) atrai brasileiras (Foto: Flávia Mantovani/G1)
A atividade preferida dos turistas
Segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA, fazer compras é a atividade preferida dos turistas brasileiros que viajam ao país: 95% deles afirmaram terem saído para comprar em viagem ao país em 2011.
Em seguida vêm idas a restaurantes (com 89%), visitas a lugares históricos (51%) e a parques de diversão (47%). Dessas atividades, a única que cresceu na preferência dos brasileiros de 2010 para 2011 foi a de fazer compras, com 3,9% de aumento.
Orlando; ela já comprou clareador dental e
castanhas nos EUA (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Em 2012, eles gastaram US$ 9,3 bilhões (R$ 19,2 milhões), um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Com isso, o país ocupa o quinto lugar no ranking dos turistas que mais gastam, atrás de Canadá, Japão, Reino Unido e México.
Flórida
Um dos estados preferidos para comprar é a Flórida – os brasileiros, aliás, são os turistas estrangeiros que mais vão à região, seguidos pelos ingleses, argentinos, venezuelanos e alemães. Muitos deles podem ser vistos nos corredores dos shoppings de Miami e Orlando.
Em uma loja de eletrônicos de um shopping de Miami, o vendedor Luis Amato empolga-se ao falar dos clientes do Brasil. “Eles compram tudo, tudo. Chegam e pedem metade da loja”, exagera.
de cabelo em Miami; brasileiras são 80% da
clientela (Foto: Flávia Mantovani/G1)
No mesmo shopping, em um quiosque que vende apliques de cabelo por preços acima de US$ 200 (R$ 414), a vendedora Johana Quintero conta que 80% da clientela é formada por brasileiras. “Antes eram mais as venezuelanas, mas agora mudou”, diz ela, que já aprendeu a falar “obrigada” para agradar às turistas.
Até biquíni, produto no qual o Brasil é especialista, está na lista de compras das turistas do país que visitam os Estados Unidos. Na loja Victoria’s Secret, por exemplo, o item já está sendo levado ao caixa pelas brasileiras junto com os tradicionais cremes e sutiãs.
onde trabalha (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Um taxista que trabalha no ponto de um outlet em Orlando afirma que já aprendeu a identificar os brasileiros antes mesmo de eles falarem qualquer coisa.
Para isso, baseia-se não só no tipo físico e na forma de se vestir, mas na quantidade de sacolas que levam quando entram no carro. “Eles estão salvando a economia de Orlando. Vêm com uma mala vazia e voltam cheios de produtos. Parece que tudo é muito caro lá”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário