MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2023

Lula embarca para Argentina em busca de retomar relações com Mercosul

 


Os compromissos oficiais, no entanto, começam apenas na segunda-feira (23), quando o petista fará uma visita oficial ao presidente da Argentina, Alberto Fernández.


Tribuna da Bahia, Salvador
22/01/2023 09:07 | Atualizado há 2 horas e 33 minutos

Compartilhe
Foto: Valter Campanato

O presidente Lula embarca na tarde deste domingo (22) para a primeira viagem internacional de seu terceiro governo. O petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão.

A primeira parada de Lula será em Buenos Aires, onde ele deve desembarcar na noite do domingo. Os compromissos oficiais, no entanto, começam apenas na segunda-feira (23), quando o petista fará uma visita oficial ao presidente da Argentina, Alberto Fernández.

A agenda de Lula prevê uma reunião entre ele e Fernández, quando devem discutir cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia. A expectativa é de que os dois países assinem um acordo de cooperação técnica envolvendo a região da Antártica.

Na terça-feira (24), a agenda de Lula estará focada na reunião da VII Cúpula de Presidentes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A presença do petista marcará a volta do Brasil ao bloco, do qual o governo brasileiro estava afastado desde 2020, período que coincide com o governo Bolsonaro.

Ao fim do encontro, os países participantes divulgarão a “Declaração de Buenos Aires”, com os pontos acordados durante a cúpula. O documento deve trazer uma manifestação conjunta em apoio à reclamação da Argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário