MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

‘Comitê da Diversidade’ promove ações de inclusão e pluralidade nas consultorias

 


Idealizado pela Youpper Insights, a Youpluri atua para desconstruir estereótipos e transformar as realidades das empresas de dentro para fora


Tribuna da Bahia, Salvador
25/08/2022 17:49 | Atualizado há 2 horas e 37 minutos

Compartilhe
Foto: Marcus Ribeiro

Em busca de um mundo mais inclusivo, humano e sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou 17 objetivos interconectados para solucionar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela sociedade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030 e visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas vivam com paz e prosperidade.

Entre os 17 pontos elaborados pela ONU está o ODS 8 - ‘Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos’. De modo geral, o compromisso deste objetivo está relacionado às condições de trabalho e renda, principalmente para possibilitar emprego decente para jovens, mulheres, homens e pessoas com deficiência.

Comprometidos com essa mudança e com foco no cumprimento do ODS 8 por todos os setores da sociedade, a Youpper Insights, empresa especializada em Pesquisa de Mercado, Planejamento de Marketing e Relacionamento, criou a consultoria Youpluri. O projeto busca auxiliar as instituições e marcas na construção de uma sociedade mais justa e com diálogos interativos sobre a diversidade étnica, cultural e social.

Idealizado em 2021, o ‘Comitê da Diversidade’ promove ações de inclusão através de mentorias para organizações que consistem, primeiramente, na análise interna do que já é realizado pela instituição com relação à diversidade e as suas maiores forças e fraquezas. Em um segundo momento, a consultoria Youpluri constrói ações e projetos que darão vida ao planejamento semestral ou anual de acordo com a necessidade de cada cliente.

Segundo Samille Costa, assessora de marketing da Youpper Insights, o Comitê da Diversidade direciona as instituições sobre questões que envolvem responsabilidade social, multiplicidade para gênero, etnia e classe sócio econômica. “O Comitê atua de dentro pra fora, primeiramente entendendo a realidade do público interno, e adaptando o treinamento "Quebrando estereótipos e construindo a diversidade", destaca.

Ministrado por Priscila Mércia e com ações e insights que são desenhados por Alan di Assis e Tiago Santos, conselheiros de estratégias da Youpluri, o treinamento tem como objetivo mostrar como é possível reformular o pensar e o agir institucional, descontruindo a discriminação naturalizada na nossa sociedade. A partir dessa atuação, as organizações ficarão mais atentas aos temas sociais e buscarão estratégias para valorizar histórias e pessoas diversas.

“Mergulhamos no espaço e no dia-a-dia das empresas para analisar o cenário e propor os direcionamentos. Além disso, realizamos reuniões de alinhamento que nem sempre acontecem virtualmente, visitamos uma vez no mês para instigar o olhar criativo e avaliativo do comitê. Assim, desenhamos de forma personalizada, as ações e projetos que darão vida ao planejamento semestral ou anual do empreendimento”, explica Samille.

De acordo com Diego Oliveira, CEO da Youpper, entender a pluralidade vai muito além de obter informação e conhecimento. “É preciso transformar esses dados em ações funcionais, em estratégias que possibilitem a inserção desses corpos diversos nos ambientes de trabalho, mas também promover locais seguros, saudáveis e adaptáveis”.

Diego acrescenta que o 'Comitê da Diversidade Youpluri’ auxilia as instituições a enxergarem através de uma nova ótica as situações cotidianas que envolvem atitudes de racismo, homofobia e todo e qualquer tipo de preconceito, para que atuem em prol de uma sociedade mais justa, que é uma das principais premissas de participar de consultorias como essa.

“Agregar e somar na construção de uma realidade em que todas as partes (marcas e pessoas) se fortaleçam através de sua maior potência, a humanidade, e direcionar organizações através de consultoria a entenderem seus papéis diante das demandas sociais, através de iniciativas de inclusão e ações de conscientização”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário