Fabiane Cardoso foi diagnosticada com câncer de mama em abril.
Após três cirurgias e quimioterapia, ela prestou a prova neste sábado (8).
Fabiane Cardoso Enem Porto Alegre (Foto: Paula Menezes/G1)
Para Fabiane Cardoso, 38 anos, a prova do Enem neste sábado (8) foi fácil quando comparada às dificuldades que ela enfrentou neste ano. Moradora de Porto Alegre,
ela descobriu um câncer de mama em abril, quando já havia efetuado a
inscrição para o exame. Após quase sete meses de tratamento, comemora o
fato de não ter desistido de objetivo de cursar licenciatura em
matemática, mesmo após três cirurgias.“Eu não estudei tanto, em função de tudo que aconteceu. Mas não achei a prova complicada. Tinha muita coisa ainda na minha memória. Apenas as questões de química foram mais complicadas. Só que, normalmente, de cara você já consegue eliminar três respostas e fica mais fácil de acertar” avaliou.
Fabiane realizou a prova com lenço na cabeça. Estava receosa que não a deixassem entrar com o adereço, mas não teve complicações para fazer os exames. O tratamento de quimioterapia deve terminar em dezembro, para depois iniciar a radioterapia.
Agora, para ela basta aguardar pela melhora em seu estado de saúde e torcer pela conquista de uma vaga na universidade. “Eu até brinquei no meu Facebook esses dias. Estou só pelo réveillon e pelo crescimento do meu cabelo, porque 2014 já ficou para trás. E agora quero a vaga. Se não der, ano que vem farei de novo, com certeza”, completou.
Neste sábado (8), os candidatos tiveram 4h30 para responder às questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (9), serão 5h30 para responder às questões de linguagens, matemática e redação, além da prova de língua estrangeira.
Mais de 470 mil estudantes estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em todo o país, a prova teve recorde 8.721.946 de candidatos e mecanismos antifraude inéditos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário