MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de novembro de 2014

Estudante perde o Enem e reclama que portão fechou três minutos antes


G1 constatou o fechamento de escola às 12h57, em São Carlos, SP.
MEC diz que relógios de fiscais são cronometrados com horário de Brasília.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Portão de local de prova em São Carlos é fechado três minutos antes do horário previsto (Foto: Aline Ferrarezi de Oliveira / G1)Portão de local é fechado três minutos antes do horário previsto (Foto: Aline Ferrarezi de Oliveira / G1)
Dois candidatos perderam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (8), e um deles reclamou que o portão da escola Anglo, em São Carlos (SP), fechou três minutos antes do horário oficial, que é 13h. O G1 esteve no local e, assim como os estudantes e cinco coordenadores de cursinhos, constatou por relógios de celulares que a unidade fechou 12h57. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) informou que o erro não é possível porque os relógios dos fiscais são cronometrados com o horário de Brasília.
 
A vendedora Márcia de Almeida de 28 anos, que chegou dois minutos antes do fechamento dos portões, insistiu e tentou argumentar como guarda responsável pelo portão, mas não conseguiu entrar. "Como eu estava trabalhando e não fui liberada pelo supervisor, sai assim que deu meu horário e eu fui de moto, mas quando cheguei já encontrei o portão fechado e achei falta uma falta de organização da unidade, porque ainda tinha tempo. Eles tinham que verificar melhor o horário", reclamou.
Segundo ela, o sentimento é de tristeza. "Eu estou decepcionada. Tentei conversar com o porteiro, mas ele falou que o relógio da escola já tinha dado 13h. Pedi para chamar o coordenador, mas ele não apareceu porque disse que não podia atender a gente. Só não vou entrar com ação porque acredito que não vale a pena o desgaste", ressaltou.
O fechamento antecipado também foi presenciado por cinco coordenadores de cursinhos, que tentaram argumentar com o guarda, que voltou a abrir o portão por duas vezes para informar que não era possível mais entrar.
Um outro candidato correu ao ver que o portão iria fechar para o início da realização das provas, mas antes de atravessar a calçada já viu que o local estava fechado e foi embora. Ele não quis comentar o assunto, embora ainda tivesse três minutos para entrar.
Sábado (8) - São Carlos (SP) - Estudantes chega de bicicleta ao local da prova na Vila Alpes (Foto: Aline Ferrarezzi de Oliveira / G1)Estudantes chega de bicicleta ao local da prova
na Vila Alpes (Foto: Aline Ferrarezzi de Oliveira / G1)
Já o desempregado Manuel Messias perdeu a prova pela segunda vez. Ele chegou ao local às 13h. "Fui pegar o ônibus às 12h20 mas atrasou, 12h40 ainda não tinha passado, então peguei outro, desci longe e fui correndo, porém quando olhei o portão já estava fechado. Não estou trabalhando e estava estudando sozinho, queria o curso de engenharia. Perdi a prova por causa da minha pobreza", relatou.
Enem 2014
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (8) com um recorde de 8.721.946 candidatos e mecanismos antifraude inéditos na história da prova. Neste ano, o custo da prova R$ 52 por aluno inscrito, segundo o Ministério da Educação. Os portões serão fechados às 13h do horário oficial de Brasília.
As provas serão aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas.  Neste sábado, o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões. A partir das 15h o aluno pode sair da prova sem o caderno de questões e a partir das 17h ele pode sair com o caderno de questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário