MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Quadrigêmeas vão prestar Enem em São José dos Campos, SP


Irmãs vão fazer a prova pela 2ª vez neste fim de semana, na mesma escola.
Cada uma tenta uma carreira; uma diz ajudar a outra na hora dos estudos.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
  •  
Quadrigêmeas vão prestar Enem em São José dos Campos, SP (Foto: Arquivo Pessoal/ Sula Barboza)Quadrigêmeas vão prestar Enem em São José dos Campos, SP. (Foto: Arquivo Pessoal/ Sula Barboza)
Ansidade multiplicada por quatro e esforço compartilhado. Esses são os sentimentos que guiam a rotina de estudos na casa das quadrigêmeas Vanessa, Vivian, Victória e Veridiana Barboza Eberle, de 18 anos. Moradoras de São José dos Campos, no interior de São Paulo, elas vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela segunda vez neste fim de semana. Todas vão prestar o exame na mesma escola, na zona norte da cidade.
Se os sonhos de carreira são diferentes, o empenho pelo objetivo de conquistar uma vaga em uma universidade pública ou uma bolsa em uma instituição privada é o mesmo. Vanessa quer ser médica; Victória, arquiteta; Veridiana psicóloga e Vivian, advogada.
Para atingir essa meta, as filhas da secretária Sula Lia Barboza, de 47 anos, estabeleceram uma rotina neste ano que varia de, em média, 4h a 10h de estudo diárias. Vanessa ainda conta com a ajuda das aulas em um cursinho público. Vivian, Veridiana e Victória fazem curso técnico de manhã e estudam todas as tardes para o Enem.
A mãe conta que a casa está tomada por livros. "Tem livro até no banheiro, elas estão o tempo todo estudando, a folga é só quando elas vão tocar na igreja três vezes por semana. O mais legal é que elas se ajudam e eu nunca precisei interferir para pedir que elas estudem", disse Sula.
A mãe confessa a dificuldade que teria em manter as quatro filhas simultâneamente em uma universidade particular. "Realmente não tenho como pagar para todas juntas e, como os programas de auxílio que ajudam neste caso só podem atender uma pessoa por família, o jeito vai ser elas passarem em uma faculdade pública mesmo", afirmou.
União
Para as meninas, se a união do estudo em família ajuda, compartilhar ferramentas como o computador atrapalha. "Em casa só temos dois computadores, então temos que nos organizar para não dar briga. Enquanto duas estão no computador, as outras duas estudam com os livros", disse Vivian, uma das quadrigêmeas.
Vivian também conta que cada irmã possui preferência por matérias diferentes. "A Vanessa é boa em biológicas, a Victória química e inglês, a Veridiana em matemática e eu em português. Então sempre que necessário estudamos juntas para compartilhar, mas normalmente nos dividimos em duplas, uma ajudando a outra", afirmou.
Com a rotina pesada de estudos, as irmãs estão confiantes em passar na mesma universidade e continuarem juntas. "Nossa expectativa é positiva e de resultados bons, então gostaríamos muito de ficar juntas na mesma faculdade, mas é muito difícil", reconhece Vivian.
Medicina
Vanessa tem a rotina de estudos mais puxada entre as irmãs. Com o sonho de passar em medicina, a estudante divide o seu tempo entre o cursinho e os estudos em casa. "O curso de medicina é o mais concorrido entre os outros, então o meu tempo de estudo é maior. Estudo mais ou menos sete horas por dia em casa, fora o cursinho", disse.
Na véspera da prova, a estudante pretende deixar os estudos um pouco de lado. "Já estudei o ano inteiro, então hoje vou tentar relaxar. Fico muito nervosa quando faço prova e o nervosismo me atrapalha em concluir o raciocínio. Então vou tentar me distrair com coisas que me fazem bem, pra amanhã [sábado] dar o meu melhor", afirmou.
(*) Colaborou Ana Paula Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário