MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O que comemorar no Dia Nacional da Cultura em Itabuna?


Teatro Municipal de Itabuna-ABANDONADO
Centro de Cultura Adonias Filho - ABANDONADO
Galpão Cultural casa de Jorge Amado-ABANDONADO
Teatro Zélia Lessa-ABANDONADO
Hoje é uma data especial para os  fazedores de cultura de todo o Brasil. Dia 5 de Novembro, comemoramos o dia Nacional da Cultura. E para nós  itabunenses, me respondam sinceramente; nós temos alguma razão para comemorar?
Sempre disse em toda ocasião que posso, que Cultura sempre será renegada ao terceiro plano. Quando uma gestão está em dificuldades, de onde se corta a verba? Da cultura. Quando uma secretaria precisa ser extinta para economizar, qual a primeira a ser cogitada? a da cultura. Quando as obras de equipamentos públicos precisam ser paralisadas para que os recursos sejam destinados “a outros fins” quais os equipamentos que são escolhidos? Os equipamentos culturais. Aqui em Itabuna, temos dois exemplos claros disso. O Centro de Cultura Adonias Filho, entrou numa reforma em novembro de 2013 e exatamente hoje, 5 de Novembro de 2014, está totalmente destruído, funcionando precariamente no foyer com pequenas apresentações de artistas locais que precisam mostrar seus trabalhos.
Outro exemplo é  a obra abandonada do Teatro Municipal e do Centro de Convenções de Itabuna, que por puro capricho do governo estadual, não concluiu a obra em oito anos e agora, tem mais quatro anos pela frente para decidir se termina ou não.
Mais o artista, alheio a tudo isso, continua mostrando seu trabalho. Temos abnegados profissionais da cultura que passam por cima de pau e pedra e arranjam um quintal, uma garagem e vão fazendo as pessoas rirem, chorarem, refletirem, enfim, vão vivendo e fazendo o que sabem fazer de melhor, arte.
Poderia enumerar aqui dezenas de artistas que poderiam receber uma singela homenagem, eternizadas nas páginas deste blog, mas, escolhi uma artista para representar todos os artistas profissionais e amadores de Itabuna. Quero dedicar minha homenagem no Dia Nacional da Cultura, a atriz, produtora cultural e gestora Eva Lima que ao longo dos seus trinta anos de teatro, fez com que a arte não fosse esquecida. A sua luta pela construção do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado  em Ferradas, a recuperação da antiga Sala Zélia Lessa, transformada em Teatro Zélia Lessa e a sua participação efetiva no Movimento pela retomada das obras do Teatro e Centro de Convenções de Itabuna, escreveram uma página importantíssima na história da cultura de Itabuna e de toda a região.
Parabéns Eva Lima, parabéns aos artistas de Itabuna e termino este texto dizendo o seguinte: A vida é dura, para quem faz corpo Mole! Insistam e persistam no fazer cultura, porque ela assim como a educação, tem o poder de mudar a história do mundo.
Viva a cultura!
Ari Rodrigues – é produtor cultural por formação, presidente da Associação Cultural Amigos do Teatro- ACATE, presidente Do Fórum de Cultura Itabunense- FDCI, ocupa a cadeira de número 34 da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL e pertence a execUtiva municipal do PMDB de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário