MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

No AP, 'Natal Ecológico' vai usar 100 mil garrafas PET para decorar cidade


Sete pontos do município de Santana serão enfeitados com material reciclado.
15 pessoas trabalham 8 horas por dia na produção dos símbolos natalinos.

Cassio Albuquerque Do G1 AP
Presépio, árvores de natal e a casa do Papai Noel terão um novo formato (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Presépio, árvores de Natal e a casa do Papai Noel terão um novo formato (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
A segunda edição do projeto 'Natal Ecológico' foi lançada nesta quarta-feira (5) pela Prefeitura de Santana, município distante 17 quilômetros de Macapá. A ação, criada em 2013, agradou a população santanense ao decorar os principais pontos da cidade com os tradicionais símbolos natalinos, feitos com material 100% reciclável. A estimativa da coordenação do projeto é utilizar cerca de 100 mil garrafas PET.
Presentes e bonecos de neve serão o tema das decorações em 2014. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Almeida, a base das produções continuará sendo as garrafas PET, que compõem 80% dos trabalhos. Os moradores de Santana estão doando garrafas e encaminhando para a “Fábrica dos Sonhos”, prédio localizado no bairro Piçarreira, onde os símbolos estão sendo confeccionados.
Decoração usará em média 100 mil garrafas (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Decoração usará em média 100 mil garrafas (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
“Esses itens são indispensáveis para a celebração do Natal. Além dos símbolos tradicionais como a árvore, o presépio e as bolas natalinas iremos decorar os pontos escolhidos também com caixas de presente. Para toda essa produção iremos usar em média 100 mil garrafas, além de reaproveitarmos o que foi utilizado no ano passado, porém estará com uma nova roupagem”, explicou.
Artesã Andréa Maciel, de 33 anos (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Artesã Andréa Maciel (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Na "Fábrica dos Sonhos", 15 pessoas trabalham cerca de oito horas por dia na produção dos símbolos natalinos. Andréa Maciel, de 33 anos, é uma das artesãs que ajudam na confecção das peças. Ela diz que agora o ritmo deverá ser acelerado.

"Quando eu cheguei aqui no ano passado não sabia de muito coisa. Fui capacitada e hoje em dia, ajudo em tudo desde a coleta das garrafas até o acabamento final das decorações", disse a artesã.
Sete locais foram escolhidos para receber as decorações no município. O presépio, as quatro árvores de Natal, a casa do Papai Noel e o caminho das flores terão um novo formato. O primeiro ponto que receberá a decoração será a Praça Cívica de Santana.
A coordenadora informou que a decoração natalina será concluída até o fim de novembro e no dia 7 de dezembro ocorrerá a cerimônia natalina do projeto. Um palco será montado na praça de esportes Antônio Vilela, no bairro Central, e terá uma programação artística, que contará com a apresentação de artistas locais e de corais de igrejas católicas e evangélicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário