MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mais de 87% dos paraibanos querem presentear no Natal, diz Fecomércio


Paraibanos querem dar e receber itens de vestuário.
Shoppings centers são os locais preferidos para a escolha dos presentes.

Do G1 PB
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio) aponta que 87,25% dos paraibanos pretendem presentear parentes e amigos neste fim de ano. “Estes dados têm como objetivo transmitir aos empresários da Região Metropolitana de João Pessoa informações que possam contribuir para alavancar as vendas neste Natal, fazendo com que eles organizem seus estoques e criem estratégias para atender a demanda, que comumente cresce no período”, destacou o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros.

O dado é do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP), e aponta um resultado 5,51 pontos percentuais maior que o registrado no ano passado, quando a intenção de compras foi de 81,74%.
De acordo com a pesquisa, 36,28% dos entrevistados afirmaram a pretensão de gastar uma quantia semelhante à de 2013, enquanto 33,23% pretendem gastar mais. No total, o valor de gasto médio estimado (incluídos os gastos com presentes e compras pessoais) deve ficar em torno de R$ 392,04. No entanto, a maior parte dos consumidores (30,70%) pretende gastar entre R$ 101 e R$ 250.

Entre os produtos citados, vestuário lidera a intenção de compras, com 83,59% de preferência, seguido pelos calçados (38,30%), brinquedos (20,67%), perfumes (13,68%) e eletrodomésticos/eletroeletrônicos (10,33%). Neste último item, os mais citados foram: smartphone/celular (35,29%), televisores (14,71%), microondas (11,76%) e videogame, refrigerador e máquina de lavar roupas, com 8,82% cada.

Ainda aparecem na intenção de compras joias e bijuterias, com 7,29%, pequenos presentes (5,78%), livros (5,17%), artigos de couro (3,95%) e cosméticos (2,74%).

Entre os presentes que os entrevistados gostariam de ganhar estão vestuário (26,5%), seguido por eletrodoméstico/eletroeletrônico (15%). Destes, os destaques ficaram por conta de: smartphones/celulares (41,67%), computador/notebook (15%), refrigerador (13,33%) e televisor (11,67%). Os calçados foram citados por 10,50%, e os perfumes, por 8,50%.

Neste Natal, a maior parte dos entrevistados irá presentear os cônjuges ou namorados, um percentual de 51,79%. Em seguida, aparecem os filhos (40,73%), as mães (25,08%) e os amigos (16,41%). A indicação de presentes para os pais ficou na quinta posição com um percentual de 10,94% do total de entrevistados. Vale ressaltar que entre os homens, a maior parte (59,09%) pretende presentear as namoradas/cônjuges. Enquanto que, entre as mulheres, os filhos receberam as maiores indicações de presentes (45,71%).   

Mais uma vez, os shoppings centers são os locais preferidos para a escolha dos presentes, com 76,29% das intenções de compra. As lojas do Centro da cidade serão escolhidas por 60,79% dos entrevistados e o comércio online registrou 17,33% das intenções de compra.

Como forma de pagamento, 56,23% dos entrevistados pretendem comprar a prazo, sendo 97,84% deste total no cartão de crédito. Os pagamentos à vista, diretamente relacionados aos descontos oferecidos pelos lojistas, representam 43,77% das intenções, com 81,25% efetuado em espécie. Vale ressaltar, ainda, que 78,42% dos entrevistados realizarão as compras no mês de dezembro, sendo 19,45% na semana do Natal. 19,15% dos consumidores pretendem se antecipar e iniciar as compras ainda no mês de novembro e 2,13% realizarão as compras apenas no período de liquidações em janeiro.

13º salário
A maioria dos respondentes (57,79%) afirmou que pretende utilizar o 13º salário nas compras de fim de ano, seguidos pelos que planejam usá-lo no pagamento de dívidas (45,63%) e poupar ou economizar (37,26%).

Os dados da pesquisa foram coletados com cerca de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa durante o período de 23 de outubro a 4 de novembro de 2014. A metodologia utilizada para escolha total da amostra apresenta um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 4,89%.

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