MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Já ouviu falar em confraria?

 
 
Passarei alguns passos para criar
uma confraria de vinhos
Quanto mais aprendemos sobre vinhos, mais temos vontade de provar novos rótulos e conhecer novas regiões. O problema é que, para realizar todos estes desejos, o custo começa a ficar caro. Nesta hora, a melhor coisa a fazer é reunir um grupo de amigos e montar umaconfraria. A iniciativa é divertida, diminui o custo médio, além de proporcionar momentos de alegria e confraternização.

Veja os passos mais importantes para criar o próprio grupo de degustação:
– O primeiro passo é reunir amigos com quem se tenha afinidade e que, em comum, tenham o apreço pelo vinho.
– Não podemos deixar de lado a criação de um nome para a confraria, que deve expressar o espírito do grupo. O ideal é fazer uma votação.
– É importante criar critérios para que não se perca o controle do grupo, como, por exemplo: tema dos próximos três meses, onde será a reunião, qual dia da semana, etc.
– Quanto ao critério, o ideal é que o grupo não seja menor que seis e nem maior que 12 membros. Explico: se houver poucos participantes, a reunião perde conteúdo e sobra muito vinho. Se houver gente demais, há o risco de dispersão e uma garrafa fica insuficiente para todos.
– Evite improviso. Se cada um levar o que quiser, não vai funcionar. Alguém pode ficar decepcionado por trazer um vinho muito simples ou se gabar de ter oferecido o mais caro; para isso, é importante ter em mente um valor médio por garrafa.
– Os confrades devem estabelecer temas prévios, encarregar alguém da compra de todos os vinhos e apresentar a nota de compra, para que o valor seja devidamente rateado.
– Padronizem uma ficha de degustação que contenha espaços para: nome do produtor, safra, tipo de uva, proporção de cada uva (se houver mais de uma, deve ter região, país e subregião). Não se esqueça de deixar um campo para observações pessoais.
– Use taças padronizadas. O ideal é que cada confrade tenha a própria maleta com número suficiente de taças.
– Documente os vinhos, sempre registre uma foto geral das garrafas. Se possível, crie um blog para que todos possam conferir as notas e os comentários.
– Procure fazer a degustação às cegas, envolvendo a garrafa em papel alumínio, para que o rótulo não influencie a escolha.
– Em cada edição da confraria, deve haver um responsável que irá fazer uma breve apresentação do tema. Esta iniciativa estimula o estudo e ajuda a fixar o conhecimento.
– Não se esqueça de que sempre deve haver água para todos e algo para comer. Evite, antes da degustação, comidas fortes, canapés picantes ou café.

Na próxima semana, mencionarei uma confraria muito especial à qual eu pertenço. No momento, deixo apenas esses ensinamentos e um forte abraço para todos os meus confrades da Confraria Shiraz.
Um excelente fim de semana e muito sabor e vinhos a todos.


Apoio:
La Bona Paella Restaurante Espanhol
Rua 30 nº 177, Setor Marista, próximo ao colégio Pequeno Princípe
Reservas: (62) 3548-1271 ou reservas@labonapaella.com.br
www.labonapaella.com.br ou @labonapaella
Wanderson Brasil, eno-sommelier
@wandersonbrasil
WhatsApp (62) 8193-9608

Nenhum comentário:

Postar um comentário