MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de novembro de 2014

Exposição em casa abandonada destaca a arte urbana em Goiânia


Projeto Muda reúne obras de 8 artistas em imóvel na Rua 20, no Centro.
Público também poderá participar de bate-papos e debates, até o dia 15.

Fernanda Borges Do G1 GO
Arte urbana transformou imóvel abandonado em Goiânia (Foto: Divulgação)Arte urbana transformou imóvel abandonado em Goiânia (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de destacar a arte como forma de ocupação de espaços urbanos abandonados, o projeto Muda reúne obras de oito artistas em uma casa histórica na Rua 20, no Centro de Goiânia. A abertura oficial da exposição acontece neste sábado (1º), às 15h. Com diferentes técnicas, grafiteiros, arquitetos, designers, ilustradores e artistas plásticos criaram diversas intervenções no imóvel, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público até o próximo dia 15.
O imóvel usado como cenário para o movimento artístico do Muda, chamado “Residência Resistência”, pertence à Academia Goiana de Letras (AGL) e deverá ser demolido para a construção da nova sede do órgão futuramente. “O imóvel foi cedido a partir de uma parceria e estamos produzindo um documentário sobre a intervenção. Essa é uma forma de dar sobrevida ao espaço, que será demolido posteriormente, e mostrar que a arte pode mudar a visão sobre um determinado local”, explicou ao G1 Daniela Fiuza, da Hábil Produções, organizadora do evento.
O objetivo do projeto, segundo Daniela, é fazer a ocupação de uma determinada área da cidade e transformá-la em espaço democrático para uso da arte. “Os artistas participaram de uma residência artística, iniciada no último dia 20 de outubro, na qual passaram os dias imersos para gerar o resultado que será exposto agora na casa [veja vídeo ao lado]. Queremos levantar essa reflexão de que diversos espaços podem receber diferentes formas de arte”, explicou.
As obras são assinadas pelos goianos André Rezende, José Augusto Neto, Laila Loddi, Marcelo Peralta e Santhiago Vieira, além dos paulistas Pifo, Carlos Dias e o grupo Base-V. Durante a criação das obras, o público pôde conferir de perto as técnicas usadas por cada artista. Agora, com a intervenção finalizada, serão realizados bate-papos com os artistas sobre a arte urbana e debates com especialistas sobre o avanço da especulação imobiliária na capital, além da exposição aberta diariamente.
Obras podem ser vistas de perto até o próximo dia 15 (Foto: Divulgação)Obras podem ser vistas de perto até o próximo dia 15 (Foto: Divulgação)
Confira a programação completa abaixo:
Dia 1º de novembro (sábado)
- Abertura oficial da “Residência Resistência”, às 15h.
Dia 7 de novembro (sexta-feira)
- Ação colaborativa, às 14h.
- Bate-papo com artistas sobre “Identidades na Arte Urbana de Goiás”, às 16h.
Dia 8 de novembro (sábado)
- Evento “Açúcar do Vizinho”, às 14h (cada visitante deve levar alimento para lanche comunitário e objeto para doação a uma instituição de caridade. Objetivo é promover interação entre o público).
- Debate sobre arte urbana com especialistas, às 16h.

Dia 15 de novembro
- Evento “Açúcar do vizinho”, às 14h.
- Encerramento da exposição, às 19h.

Serviço:
- Evento:  Exposição “Residência Resistência”
- Quando: de 1º a 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e aos sábados, das 14h às 19h.
- Onde: Rua 20, nº 159, Centro, Goiânia.
- Informações pelo telefone (62) 3941-6846 ou pelo e-mail: contato@habilproducao.com
- Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário